Estádios da Copa registram grande fluxo de dados via dispositivos móveis
O Brasil pode não realizar a “Copa das Copas”, mas com certeza já transformou o Mundial de 2014 no torneio mais “conectado” da história. Nas primeiras partidas em cada uma das doze arenas que sediam a Copa, foram feitas um milhão de ligações de celular. Sete milhões e meio de comunicações de dados, o equivalente ao envio de sete milhões de fotos, também foram registradas.
De acordo com o Gerente de Marketing de Consumo da Intel, Carlos Augusto Buarque, o Twitter registrou 12 milhões de publicações durante Brasil e Croácia.
“Tem um estudo que mostra que 75% das pessoas que tem dispositivos móveis já usam enquanto estão vendo televisão ou ouvindo rádio. Se a gente conseguir voltar e ver quantas pessoas postaram coisas nas redes sociais na Copa de 2010 e comparar com essa Copa de agora e ver que com a evolução da internet 4G e com a massificação desses dispositivos, o crescimento vai ser enorme”, explicou.
Neste Mundial, a televisão conta com 12 câmeras de altíssima resolução, que transmitem os jogos em 4K, com quatro vezes mais definição do que Full HD.
Para o diretor da R18, Rodrigo Arrigoni, as imagens não são exclusividade da TV porque os milhares de torcedores fotografam e postam nas redes. (Escute detalhes do áudio acima).
Já para o antropólogo da Unesp, Claudio Bertolli Filho, a Copa do Mundo só serviu para reforçar um fenômeno que já havia se anunciado. Em entrevista a Carlos Aros, o especialista cita a necessidade dos usuários de mostrar aos amigos que viveram um momento único.
“Foi uma pequena minoria que vive no Brasil e conseguiu viver a Copa e entrar nos estádios. Os indivíduos querem mostrar que diferentemente de outros torcedores, eles estão ali”, disse.
Desde que o Mundial começou, houve também uma mudança no teor das publicações nas redes sociais, que agora são favoráveis.
A hashtag “Vai Ter Copa Sim” aparece em mais de 30 por cento dos posts, contra apenas 3 e meio por cento da frase de protesto “Não Vai Ter Copa”.
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