Estreantes no “Choque-Rei”, Marcelo e Osório têm retrospectos diferentes em clássicos; confira

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2015 12h02
  • BlueSky
Montagem/Folhapress Marcelo Oliveira e Osório estreiam em clássicos paulistas defendendo Palmeiras e São Paulo

Em momentos opostos, Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo (28), no Allianz Parque, pela 9ª rodada do Brasileiro. Em situações distintas na classificação do campeonato, os rivais chegam ao clássico com um ponto em comum: a estreia de seus novos treinadores em clássicos paulistas.

Ao mesmo tempo em que o Tricolor, segundo colocado no Brasileirão, terá Juan Carlos Osório trabalhando pela primeira em um clássico do estado de São Paulo, Marcelo Oliveira, recém-chegado ao Verdão, na 14ª posição da tabela, debutará em derbys paulistas.

Se depender do retrospecto dos dois treinadores em clássicos nos seus antigos clubes, o torcedor são-paulino pode ficar contente já que Osório, trabalhando no Atlético Nacional, venceu mais do que perdeu paras os rivais Millionários e Independiente Medellín. Marcelo Oliveira, por sua vez, foi derrota na maior parte dos clássicos que disputou dirigindo Coritiba, Vasco e Cruzeiro.

Desde 2011, quando chegou ao Coritiba, Marcelo Oliveira disputou 23 clássicos, conquistou apenas cinco vitórias, acumulou nove derrotas e mais nove empates. Dirigindo o Coxa, entre 2011 e 2012, foram oito jogos contra o rival Atlético Paranaense: três vitórias, uma derrota e quatro empates. Já no Cruzeiro, entre 2013 e 2015, foram mais 14 derbys contra o Atlético Mineiro: apenas duas vitórias contra sete derrotas e cinco empates. O novo treinador palmeirense teve, ainda, uma rápida passagem pelo Vasco em 2012, disputou apenas um clássico contra o Botafogo e saiu derrotado.

Já Osório carrega um retrospecto positivo em clássicos. Dirigindo o Atlético Nacional entre 2012 e 2015, Osório disputou 29 derbys e triunfou quinze vezes contra apenas sete fracassos. Foram 7 jogos contra o rival colombiano, o Millionários: quatro vitórias, contra apenas uma derrota e dois empates.  Contra o rival de Medellín, o Independiente, foram 22 partidas e os números de Osório são ainda melhores: onze vitórias, seis derrotas e cinco empates.

Confiando no bom desempenho de seu novo treinador, o São Paulo chega ao clássico sonhando com a primeira posição da tabela. Já o Palmeiras, na segunda partida sob o comando de Marcelo Oliveira, pode chegar aos 13 pontos e se aproximar do G4.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.