Eterna discussão: pontos corridos ou mata-mata? Veja argumentos de cada lado

  • Por Luiz V. Andreassa/Jovem Pan
  • 08/05/2015 14h30
  • BlueSky
Silvio Luiz/Jovem Pan Apesar de ser em pontos corridos desde 2003

Existe vida após a morte? Deus existe? Qual é o sentido da vida? Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Dentre as questões aparentemente sem resposta da humanidade, uma delas reaparece com força na volta do Campeonato Brasileiro. Qual é o melhor formato para a disputa da competição: pontos corridos ou mata-mata?

Desde 2003, o Brasileirão é disputado em pontos corridos, com turno e returno, todos contra todos e título para quem somar mais pontos. Por outro lado, há quem defenda a volta do formato antigo, usado com algumas variações entre 1971 e 2002, com jogos de mata-mata.

De todos os campeonatos que os times brasileiros profissionais disputam, o único que não conta com partidas eliminatórias é o brasileiro. Copa do Brasil, Libertadores, Estaduais e Sul-Americana são decididos no mata-mata, mas há quem queira mais. Uma das principais alegações é que um torneio por pontos corridos não tem a emoção de uma final. Por outro lado, pode-se lembrar de momentos tensos de decisão (como na última rodada de 2009) e jogos que se tornaram finais antecipadas.

Ao redor do mundo, os pontos corridos são amplamente adotados nos principais campeonatos nacionais. Os defensores do mata-mata dizem, entretanto, que isso não significa que seja o melhor para a nossa realidade. Um dos motivos seria uma “elitização”– de 2003 a 2014, apenas seis times foram campeões, sendo todos de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. O contraponto diz que isso acontece porque esses clubes se organizaram melhor, e assim poderiam servir de exemplo para os adversários.

Como se pode perceber, os argumentos contra e a favor das duas opções são numerosos. Para facilitar, a Jovem Pan Online falou com especialistas e reuniu os principais pontos dessa discussão num gráfico simples, onde cada quesito em disputa vale um ponto. Confira, discuta, faça seu placar, reflita e, por que não?, mude opinião se achar coerente.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.