EUA divulgam confissão de Chuck Blazer sobre esquema de corrupção na Fifa

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2015 18h05
  • BlueSky

Confissão de Chuck Blazer foi divulgada pelos Estados Unidos nesta quarta (3)

EFE Chuck Blazer

Ex-integrante do Comitê Executivo da Fifa, da Concacaf e da Federação Americana de Futebol, Chuck Blazer fez uma confissão no final de 2013 admitindo corrupção na entidade responsável pelo futebol mundial e, nesta quarta-feira (3), detalhes da conversa foram divulgados pelos Estados Unidos.

Em um documento de 40 páginas de extensão, Blazer confessa que o esquema de corrupção vem desde a escolha da sede da Copa do Mundo de 1998, que foi realizada na França.

“Durante minha associação com a Fifa e a Concacaf, entre outras coisas, eu e outros concordamos que eu ou um co-conspirador iríamos cometer pelo menos dois atos de atividades ilícitas. Entre outras coisas, eu concordei com outras pessoas em (ou por volta de) 1992 para facilitar a aceitação de suborno em conjunção com a seleção do país-sede para a Copa do Mundo de 1998. Começando em (ou por volta de) 1993 e continuando até o início dos anos 2000, eu e outros concordamos em aceitar suborno e propinas em conjunção com a transmissão e outros direitos das Copas Ouro de 1996, 1998, 2000, 2002 e 2003. Começando em (ou por volta de) 2004 e continuando até 2011, eu e outros no Comitê Executivo da Fifa concordamos em aceitar suborno em conjunção com a escolha da África do Sul como país-sede da Copa do Mundo de 2010. Entre outras coisas, minhas ações descritas acima tinham participantes e resultados comuns”, relata o documento.

O escândalo de corrupção na Fifa foi divulgado pelas polícias dos Estados Unidos e da Suíça. O esquema levou à prisão de alguns dirigentes, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e também à renúncia de Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao cargo. De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, agora a investigação está girando em torno do mandatário da NBA.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.