EUA elaboram plano de contingência para evacuar atletas de Sochi
Os Estados Unidos elaboraram um plano de contingência em caso de emergência para a evacuação da delegação americana nos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecerão durante o próximo mês de fevereiro na cidade russa de Sochi.
O plano de contingência será acionado caso “algo ocorra, como um grande ataque terrorista, e precisemos tirar os americanos dali”, informou nesta segunda-feira à “CNN” um funcionário do Pentágono que pediu anonimato.
Como parte deste plano, vários navios se deslocaram rumo ao Mar Negro e aviões de transporte C-17 estarão disponíveis em uma base americana na Alemanha, o que permitiria estar em Sochi em cerca de duas horas.
A operação estaria coordenada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, mas deve contar com a permissão prévia de Moscou.
A preocupação sobre a ameaça terrorista nos Jogos Olímpicos aumentou desde os recentes ataques suicidas que ocorreram na cidade próxima de Volgogrado, nos quais morreram 34 pessoas.
O presidente russo, Vladimir Putin, assegurou hoje que a Rússia garantirá a segurança dos Jogos de Sochi e pediu à comunidade internacional que não tenha medo e some seus esforços para lutar contra o terrorismo.
Para isso, as autoridades russas aumentaram as medidas de segurança e enviaram milhares de policiais e agentes à cidade, próxima à explosiva região do Cáucaso Norte, onde atuam grupos guerrilheiros e terroristas islamitas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.