Eusébio, lendário jogador português, morre aos 71 anos
Eusébio da Silva Ferreira, considerado em Portugal o melhor jogador de futebol de todos os tempos, morreu neste domingo aos 71 anos devido a uma parada cardiorrespiratória, informou o Benfica, clube do qual foi jogador.
Conhecido como “Pantera Negra”, o jogador tinha sofrido diversos problemas de saúde desde 2012, quando foi hospitalizado por causa de um derrame cerebral enquanto acompanhava a seleção portuguesa na Eurocopa, na Polônia.
Nascido em 1942 na antiga colônia portuguesa de Moçambique, Eusébio se tornou o maior símbolo do futebol português, com o qual conquistou o maior sucesso de sua seleção, o terceiro lugar na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, no qual foi o artilheiro, com 9 gols.
Em Portugal começou sua trajetória no Benfica, onde foi contratado em 1960 e para o qual jogou no time principal desde os 19 anos.
Ao longo de sua carreira, ganhou 12 Campeonatos Portugueses, cinco Copas de Portugal e a Copa dos Campeões Europeus na temporada 1961-1962, na qual o clube português derrotou por 5 a 3 o Real Madrid de di Stéfano, Puskás e Gento na final em Amsterdã.
Também foi premiado com a Bola de Ouro concedida pela revista francesa “France Football” em 1965, e ficou em segunda lugar na votação final em outras duas ocasiões (1962 e 1966).
Desde sua aposentadoria, participou de vários atos públicos, seguiu como representante e símbolo do Benfica e embaixador da seleção em seus torneios no exterior.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.