Ex-médico da F-1 crê que Schumacher pode ficar em estado vegetativo
Schumacher segue em estado grave
Schumacher segue em estado graveA cada dia que passa, os fãs ficam mais apreensivos para saber novidades sobre Michael Schumacher. E segundo o ex-médico da Fórmula 1, Gary Hartstein, há chances de o heptacampeão mundial da maior categoria do automobilismo ficar em estado vegetativo.
O ex-assistente de Sid Watkins resolveu escrever sobre o tema depois de ler as últimas informações que estão sendo divulgadas pelo jornal alemão Bild. E para Hartstein, como Schumacher não está reagindo à interrupção da aplicação de medicamentos sedativos, a possibilidade de o ex-piloto ficar com graves sequelas é grande.
Hartstein frisa que “se o que o Bild está noticiando é verdade, nós precisamos saber o que eles querem dizer com ‘nenhuma reação a estímulos externos’. Se não há resposta aos estímulos de dor, nem mesmo as respostas estereotipadas arcaicas organizadas profundamente dentro de peças antigas do cérebro, então esta é uma notícia muito ruim, de fato”, escreveu o ex-médico da Fórmula 1. “Isso provavelmente significa grandes danos no tronco cerebral. Gostaria apenas de pontuar que, como uma daquelas coisas que desejaria nunca ouvir, quando o neurocirurgião falou sobre hematomas ‘esquerda, direita e no centro’, era isso que eu temia. O tronco cerebral é uma daquelas coisas no centro”, prosseguiu.
Ainda em seu texto, Gary escreve que “se a resposta motora a estímulos externos é uma das reações primitivas, esta é uma má notícia, mas deixa a esperança de algum nível de recuperação. Este nível de resposta indica a persistência de um estado vegetativo, mas cerca de 50 % desses pacientes acordam, geralmente com algum grau de disfunção residual”.
A avaliação de Gary Hartstein, como ele mesmo destaca, é baseada na sua experiência com casos semelhantes. O ex-médico deixou claro que não recebeu informações do Centro Hospitalar de Grénoble, onde o alemão segue internado desde que sofreu um acidente de esqui na estação de Méribel.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.