Ex-presidente da Conmebol, Napout é extraditado para os Estados Unidos
O paraguaio Juan Ángel Napout, ex-presidente da Conmebol) e vice-presidente da Fifa, foi extraditado nesta terça-feira para os Estados Unidos, onde responderá as acusações de envolvimento em escândalo de corrupção, conforme divulgou o Ministério da Justiça da Suíça.
Dois policiais americanos foram encarregados em acompanhar o dirigente, que renunciou ao cargo na entidade continental, por email, já estando detido. A dupla o escoltou durante todo o voo para Nova York, conforme detalhou comunicado da pasta do país europeu.
Napout aceitou, exatamente uma semana atrás, ser extraditado em um processo simplificado, sem esperar que a justiça suíça se pronunciasse se autorizada ou não a ida para os EUA, onde responderá processo.
O paraguaio foi preso antes do mais recente Congresso do Comitê Executivo da Fifa, realizado em 3 de dezembro, justamente em Zurique. A Procuradoria de Nova York fez o pedido, pelo recebimento de “milhões de dólares” em propina, durante as negociações da venda de direitos de televisão e marketing, de competições.
De acordo com o que as autoridades americanas detalharam aos representantes suíços, alguns destes crimes foram planejados e preparados nos EUA, e os pagamentos teriam acontecidos em bancos do país.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.