Executivo da Uefa oficializa formato da Liga das Nações

  • Por Agência EFE
  • 04/12/2014 20h11
EFE Secretário-geral da Uefa

O Comitê Executivo da Uefa confirmou o formato e o calendário da nova Liga das Nações, um torneio de seleções que acontecerá em datas Fifa, e a fase de classificação para a Eurocopa de 2020, aprovada em março deste ano no em congresso realizado em Astana, no Cazaquistão.

A Liga das Nações substituirá os amistosos marcados para as datas reservadas pela entidade máxima do futebol mundial e concederá quatro vagas para a Eurocopa, sendo uma forma adicional de se classificar para a competição.

As 54 seleções nacionais serão divididas em quatro divisões de acordo com a classificação segundo o coeficiente da Uefa após o encerramento das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Será disputada em seis rodadas entre setembro e novembro desse ano.

As Ligas de Nações A e B incluirão quatro grupos de três equipes, enquanto a C terá dois de três e dois de quatro, e a D, quatro de quatro seleções. Em cada divisão, os vencedores de grupos serão promovidos, enquanto os últimos, rebaixados para a edição de 2020. A classificação geral determinará a composição das urnas para o sorteio seguinte da fase classificatória para o Euro.

Os quatro vencedores da Liga A disputarão uma fase decisiva, com semifinais e final, em junho de 2019, para determinar o campeão. As semis serão elaboradas por sorteio, e a sede será definida pelo Comitê Executivo.

Sobre as Eliminatórias para a Euro de 2020, o Comitê Executivo da Uefa definiu que serão realizadas de março e novembro de 2019. As 54 seleções serão divididas em dez grupos de cinco ou seis equipes. Os vencedores e segundos colocados serão classificados. Os outros quatro países sairão dos playoffs da Liga das Nações, em março de 2020.

Também ficou decidido que, em cumprimento das decisões do Comitê de Emergência do dia 22 de agosto, os clubes da Crimeia não terão direito a participar das competições organizadas pela Federação Russa de Futebol a partir de janeiro de 2015 sem autorização da Uefa e da Ucrânia. A medida afetaria Simferopol, Sebastopol e Zhemchuzhina Yalta.

A primeira reunião do Comitê Executivo em 2015 acontecerá na sede da Uefa, em Nyon, nos dias 26 e 27 de janeiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.