F-1 proíbe troca de pintura de capacete dos pilotos durante a temporada

  • Por Agência EFE
  • 18/02/2015 17h29

Nico Rosberg teve que retirar a imagem da taça da Copa do MundoCapacete comemorativo de Nico Rosberg pelo título alemão na Copa

A pintura dos capacetes dos pilotos de Fórmula 1 terá que ser a mesma durante toda a temporada para que os espectadores não tenham dificuldades para identificá-los, determinou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), de acordo com a revista inglesa Autosport.

A regra entrará em vigor já neste ano para evitar casos como o do alemão Sebastian Vettel, quatro vezes campeão do mundo e que durante a carreira já mudou cerca de 60 vezes a pintura de seu capacete.

O objetivo da norma é tentar associar os pilotos aos capacetes, como no caso de Ayrton Senna e seu tradicional capacete amarelo.

Outros pilotos históricos e exemplos dessa ligação foram lembrados pelos dirigentes da categoria como Nigel Mansell, Graham Hill, Ronnie Peterson, Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart.

Segundo a Autosport, a regra foi aprovada nesta semana pela Comissão da Fórmula 1, embora tenha que ser ratificada pelo Conselho Mundial da FIA.