Federação de Gana nega esquema de manipulação de resultados
A Associação Ganesa de Futebol (GFA) negou nesta segunda-feira (21) estar envolvida em um esquema de manipulação de resultados em amistosos, como informou uma reportagem da imprensa inglesa, que disponibilizou um vídeo sobre a polêmica na internet.
A fraude não envolveria as partidas da Copa do Mundo, na qual Gana ainda sonha com a classificação para as oitavas de final, que pode ser conquistada no confronto com Portugal na próxima quinta-feira. De acordo com o jornal The Telegraph, o presidente da federação ganesa combinou que a seleção nacional disputasse amistosos internacionais cujos resultados já estariam previamente combinados.
Um jornalista infiltrado, disfarçado de empresário de futebol, se reuniu com um agente reconhecido pela Fifa e com um funcionário de alto cargo no futebol ganês para escolher a arbitragem de uma partida em troca de uma quantia em dinheiro. Sem saber que estavam sendo gravados, ambos responderam positivamente à proposta. O intermediário pagaria US$170 mil (R$377 mil) por cada partida.
O presidente da GFA, Kwesi Nyantakyi, negou estar de acordo com qualquer tipo de fraude e decidiu abrir uma investigação e tomar medidas legais pelas acusações.
“O conteúdo da publicação não é verdadeiro. Não aceitei nenhuma oferta de manipulação de partidas que envolva a federação ganesa” disse o mandatário.
Nyantakyi explicou que recebeu uma oferta, mas que não chegou a ler o que estava escrito. Além disso, o futebol ganês emitiu um comunicado no qual anuncia que solicitou à polícia uma averiguação sobre as duas pessoas que, segundo ele, tentaram falsificar a federação.
“Queremos garantir às pessoas que não vamos tolerar falsas acusações e vamos buscar fortes medidas contra essas pessoas que se fazem passar por membros da Associação Ganesa de Futebol”, prometeu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.