Federação e liga francesas entram em rota de colisão a um ano da Eurocopa
(Corrige título).
Paris, 23 jul (EFE).- A Federação Francesa de Futebol (FFF) anulou nesta quinta-feira a decisão da Liga de Futebol Profissional (LFP) de reduzir de três para duas as equipes promovidas da segunda para a primeira divisão do campeonato nacional nesta temporada.
A resolução abre um conflito, que deverá ser discutido na justiça, inclusive, envolvendo as duas principais entidades de futebol no país, a um ano de a França receber a disputa da Eurocopa, o campeonato continental de seleções.
“A Federação assume uma grande responsabilidade ao criar um conflito maior com a Liga. É uma decisão que considero ilegal e grave para o futuro do futebol”, disse o presidente da LFP, Fréderic Thiriez.
O dirigente da entidade independente garantiu que recorrerá ao Conselho de Estado, máxima instância para as disputas administrativas, com objetivo de “pedir a suspensão da decisão”.
“Não me agrada, mas sou o responsável pelas decisões do conselho de administração da Liga e pela autonomia da entidade em relação a organização de nossos campeonatos profissionais. Por isso, irei até o fim”, disse Thiriez.
Esta foi a primeira vez na história que a Federação Francesa anula decisão da LFP no que diz respeito ao sistema do campeonato. De acordo com a primeira entidade, a redução das vagas de acesso soam como “desrespeito” neste momento, apesar de não estarem fechados a uma negociação para o futuro.
De acordo com o presente da FFF, Noël Garët, a decisão mancha a imagem do futebol francês, há um ano da Eurocopa.
A edição de 2015/2016 do campeonato do país começará em 7 de agosto, com jogo entre Lille e o Paris Saint-Germain, atual campeão da competição. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.