Federação Espanhola anuncia suspensão de competições a partir de 16 de maio

  • Por EFE
  • 06/05/2015 17h25

Equipe campeã da Liga Europa está na quarta colocação da competição

EFE Sevilla vence Rayo e fica mais uma rodada entre os 4 primeiros do Espanhol

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta quarta-feira a “suspensão indefinida de todas as competições a partir de 16 de maio”, por discordâncias com o com o Real Decreto que, entre outros temas, regula a venda centralizada dos direitos de televisão do campeonato do país.

A entidade apontou que a decisão foi tomada por causa da “atitude desrespeitosa” do governo, que aprovou a medida através de seu Conselho de Ministros, em 30 de abril. Além disso, a federação questiona a falta de resolução para todas as questões levantantadas desde o início do debate sobre o Real Decreto.

Mais cedo, a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE) anunciou que estudava a possibilidade de fazer greve, caso não houvesse modificações no Real Decreto de Lei, que regula a venda centralizada dos direitos televisivos do campeonato do país.

Entre os tópicos que suscitam descontentamento da federação estão a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais, e também mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. As reivindicações da AFE também foram levadas em conta pela federação.

Segundo a entidade que rege o futebol do país, “após transcorridos três meses desde a primeira comunicação formal ao sr. ministro da Educação, Cultura e Esportes, não foi resolvido nenhum dos problemas citados, que afetam gravemente ao torcedor”.

A federação lembrou ainda que apoiou o Real Decreto, e que seus mais importantes “nunca afetaram negativamente o lucro econômico para os clubes, o Campeonato Espanhol e o futebol em geral”.

A entidade está convencida que suas propostas, sendo escutadas, pelo contrário, resultariam em benefício e melhoras para o futebol espanhol.

O comunicado divulgado pela federação espanhola na tarde desta quarta-feira (hora local), não fecha as portas para o debate com o governo do país.

“Mais uma vez, reiteramos o oferecimento de diálogo por parte da RFEF ao governo da Espanha”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.