Federação romena retira pontos de 8 clubes por acúmulo de dívidas
Bucareste, 18 mai (EFE).- A comissão disciplinar da Federação Romena de Futebol penalizou sete clubes da primeira divisão e outro da segunda com a perda de pontos por acumular dívidas com fornecedores e a Fazenda.
O CFR Cluj foi sancionado com seis pontos de penalização, da mesma forma que o Petrolul Ploiesti, atualmente na terceira posição do Campeonato Romeno.
O Ceahlaul Piatra Neamt, lanterna da competição, tomou a pior punição, de menos nove pontos, enquanto o Rapid Bucareste, o Otelul Galati, o FC Brasov e o Universiteatea Cluj perderão três pontos.
Por sua parte, o Metalul Resita, da segunda divisão romena, também foi penalizado com nove pontos.
Segundo o regulamento da federação, a retirada dos pontos será efetuada no início da próxima temporada.
Em novembro de 2014, por recomendação da Uefa, o Comitê Executivo da Federação Romena de Futebol eliminou o rebaixamento direto por penalização de pontos e multas.
Atualmente, o futebol romeno se encontra em “coma econômico” devido a uma combinação da má gestão de empresários que misturaram seus negócios com os dos clubes que possuem e a um aumento da pressão judicial sobre o generalizado uso dos clubes para sonegar impostos e lavar dinheiro.
Em menos de três anos, seis clubes decretaram falência: CFR Cluj, Petrolul Ploiesti, Rapid Bucareste, Dínamo Bucareste, Otelul Galati e Universitatea Cluj. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.