Federer sofre contra Nishikori, mas vence e garante 1º lugar do grupo no Finals

  • Por Agência EFE
  • 19/11/2015 20h56
EFE Com duas medalhas olímpicas

O suíço Roger Federer conquistou nesta quinta-feira a terceira vitória em três jogos pelo ATP Finals ao bater o japonês Kei Nishikori por 2 sets a 1 na O2 Arena, em Londres, com parciais de 7-5, 4-6 e 6-4, e garantiu o primeiro lugar do grupo Stan Smith.

Em busca do sétimo título no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, Federer, de 34 anos, precisou de 2h10min para derrotar Nishikori. O japonês ainda tinha chances de classificação, mas acabou sendo eliminado.

O atual número 3 do mundo fechou dessa forma uma campanha irretocável na primeira fase do Finals, depois de ter batido o tcheco Tomas Berdych e o sérvio Novak Djokovic, de quem quebrou uma invencibilidade de 23 partidas.

Nas semifinais, o dono de 17 títulos de Grand Slam enfrentará o compatriota Stan Wawrinka ou o britânico Andy Murray, que definirão o segundo colocado do grupo Ilie Nastase em confronto direto nesta sexta.

Os três sets do duelo tiveram o mesmo roteiro nos cinco primeiros games: em todos eles, Federer abriu 3-1 com uma quebra de vantagem. No primeiro, Nishikori reagiu e teve 4-3 e saque, mas foi a vez de o suíço buscar a virada e fechar em 7-5.

Na segunda parcial, o terceiro colocado do ranking da ATP construiu uma vantagem de 4-1, mas o número 8 da lista levou a melhor em cinco games consecutivos para vencer por 6-4 e empatar a partida.

Federer, mais uma vez, abriu 4-1 no terceiro set, e novamente permitiu que o tenista asiático empatasse em 4-4. Desta vez, porém, o hexacampeão do Finals confirmou o saque no nono game e quebrou Nishikori no décimo para fechar o jogo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.