Feyenoord pega Vitesse e tenta garantir vaga direta na Liga Europa

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h01

Roterdã (Holanda), 7 mai (EFE).- O Feyenoord entrará em campo neste domingo para enfrentar o Vitesse, em casa, de olho em garantir vaga direta na próxima edição da Liga Europa, escapando assim da necessidade de disputar um playoff no Campeonato Holandês, que já tem o PSV Eidhoven como campeão e o Ajax vice.

Pela competição, os dois primeiros se garantem na Liga dos Campeões, o melhor colocado vai para a fase de grupos e o outro representante na fase eliminatória. O time que termina no terceiro posto na tabela também encara disputas prévia, mas na competição secundária do continente.

Com 59 pontos, o time de Roterdã tem como maior concorrente o AZ Alkmaar, que está três pontos atrás, e receberá neste domingo o NAC Breda. Quinto colocado, o Vitesse também pode ficar com a terceira posição, mas as chances são remotas, já que tem 54 pontos.

Os dois concorrentes do Feyenoord, por sua vez, estão matematicamente garantidos no playoff que é disputado pelas equipes que terminam do quarto ao sétimo lugar, pela última vaga holandesa na próxima edição da Liga Europa. Outro já classificado é o Heerenveen.

O último classificado para esta disputa deverá ser o Zwolle, que tem 47 pontos, está seis a frente do Cambuur, mas a diferença de saldo entre as duas equipes é de 18 gols. Curiosamente, o atual sétimo lugar na tabela perdeu a chance de garantir vaga no torneio continental ao ser derrotado no último domingo pelo Groningen por 2 a 0, na final da Copa da Holanda.

O rival do Zwolle nesta rodada é o mesmo da decisão e agora um empate basta para selar a vaga matematicamente. O Cambuur, que precisa torcer por duas derrotas do concorrente e ainda tirar a margem de gols, visitará o vice-campeão Ajax.

Na parte debaixo da tabela, o Dordrecht já está rebaixado para a segunda divisão, e encara neste fim de semana o Twente, que já não tem mais pretensões.

O Go Ahead Eagles, por sua vez, terá decretada matematicamente a necessidade de jogar um playoff para tentar sobreviver na primeira divisão, se perder para o Heerenveen. O NAC Breda é outro que pode seguir o mesmo destino, se perder para o AZ Alkmaar e Excelsior empatar fora de casa com o Utrecht.

No Campeonato Holandês, penúltimo e antepenúltimo colocados participam de um mini-torneio eliminatório com mais oito equipes provenientes da segunda divisão.

None

Programação da 33ª rodada do Campeonato Holandês.

None

Domingo.

AZ Alkmaar – NAC Breda.

Ajax – Cambuur.

Groningen – Zwolle.

Twente – Dordrecht.

Utrecht – Excelsior.

Feyenoord – Vitesse.

Go Ahead Eagles – Heerenveen.

PSV Eindhoven – Heracles.

Willem II – ADO Den Haag. EFE