Fifa afirma que há tempo para mudar calendários europeus até Copa de 2022

  • Por Agencia EFE
  • 25/02/2015 12h12

Doha, 25 fev (EFE).- O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, afirmou nesta quarta-feira no Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, que as ligas europeias têm sete anos para reajustar os calendários das ligas antes da disputa da competição, prevista para ocorrer entre o fim de novembro e dezembro.

“Por que não nos organizamos logo, sem protestar e dizer que não é possível? Eu acho que é possível”, disse durante uma entrevista coletiva realizada em um luxuoso hotel da capital Doha.

Segundo o representante da Fifa, “não haverá nenhuma compensação (para os clubes europeus), já que ainda restam sete anos para reajustar os calendários”.

A Associação de Ligas Profissionais Europeias (EPFL) se mostrou oposta ontem à proposta da Fifa de organizar a Copa de 2022 entre os dias 19 de novembro e 23 de dezembro, para evitar as altas temperaturas do verão.

Para a EPFL, a data ideal seria em maio, mês que consideram “aceitável” devido ao clime e que favoreceria tanto jogadores como torcedores. A decisão final será divulgada no dia 19 de março, durante a reunião do Comitê Executivo da Fifa.

Segundo ressaltou Valcke nesta quarta-feira, a Fifa está fazendo todo o possível para garantir que tanto jogadores como torcedores e imprensa possam desfrutar do torneio.

O secretário-geral da Fifa também disse que em um país pequeno é possível organizar a competição contando com oito estádios. Também afirmou que está em discussão a opção de reduzir o torneio para 28 dias, ou seja, quatro dias menos do habitual, o que obrigaria a jogar quatro partidas todos os dias.

“Isso é parte das concessões que todos estamos fazendo para encontrar o momento adequado para realizar a Copa do Mundo em 2022. O desejo das seis confederações é jogar no fim de novembro até o fim de dezembro”, ressaltou.

Valcke concluiu que “a decisão final será tomada pelo Comitê Executivo da Fifa no dia 19 de março”, mas advertiu que “está claro que será de novembro a dezembro porque é o que a maioria quer”.

Em realação à organização do evento, o francês ressaltou que o mundo do futebol “está feliz de ver o nível dos lugares em que a competição será realizada, é muito alto”.

As declarações de Valcke foram feitas em meio à primeira reunião dos conselhos executivos do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2022 e a Fifa, realizada nesta quarta-feira, no Catar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.