Fifa reconhece Palmeiras como Campeão Mundial de 1951

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2014 13h15
Com o reconhecimento

Em documento enviado esta semana para Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, a FIFA reconhece a Copa Rio de 1951 como o primeiro mundial entre clubes da história. Com isso, o Palmeiras, que venceu a Juventus da Itália na final do torneio, tem um título mundial reconhecido pela entidade máxima do futebol.

O Palmeiras reivindica a decisão desde 2001, quando enviou pedido à FIFA e à CBF. Em março de 2007 veio a resposta do reconhecimento do título e, no ano passado, Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, referendou o reconhecimento.

O novo episódio contou com a ajuda do palmeirense Aldo Rebelo, que ainda na preparação da Copa do Mundo deste ano defendeu o pedido do clube junto a dirigentes da entidade. Segundo Rebelo, “a decisão da FIFA homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo”.

A Copa Rio foi disputada em 1951 e contou com a participação do Vasco da Gama, o Nacional de Montevidéu, o Áustria Viena, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia, além é claro dos finalistas Palmeiras e Juventus. A decisão chega em um momento complicado para o alviverde, que luta para escapar de novo rebaixamento no Campeonato Brasileiro após três derrotas nas últimas rodadas. A equipe enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, neste domingo.