Fifa retira suspensão imposta a federação de futebol da Nigéria

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2014 14h43

Jogadores negaram em treinar na última quinta-feira e ameaçaram não viajar para Brasília

Presidente da Nigéria intervém para evitar greve de seleção do país na Copa

A Fifa retirou, nesta sexta-feira, a punição imposta a Federação de Futebol da Nigéria que suspendia a seleção do país africano em participar de competições internacionais por conta de interferências do governo na entidade que rege o esporte.

O órgão máximo do futebol mundial resolveu acabar com o “castigo” após que o processo judicial que motivou a punição foi retirada.

“A Fifa constatou que foi retirado o processo judicial que motivou a suspensão, o qual impedia o presidente, os membros do comitê executivo e o congresso da NFF de administrarem o futebol nigeriano”, explicou a nota. “Como foram restaurados a ordem estatutária e os órgão legítimos da NFF, a Fifa decidiu retirar a suspensão a partir de hoje, sexta-feira, 18 de julho de 2014”, completou.
Entenda o caso

Após a eliminação da Nigéria na Copa do Mundo (derrota para a França nas oitavas de final), no começo de julho, um tribunal do país demitiu o comitê executivo da NFF, e o ministro do Esporte do país, Tammy Danagogo, apontou Lawrence Katiken como o único administrador da entidade, ferindo o código da Fifa. Danagogo agiu após a alta corte nigeriana conceder liminar impedindo o presidente eleito da NFF, Aminu Maigari, seu comitê executivo e o congresso de irem ao escritório.