Final da Copa da Itália terá estreia do “olho de falcão” em torneios do país
A Série A italiana anunciou nesta sexta-feira que o uso da tecnologia conhecido como “olho de falcão”, que determina se a bola ultrapassou a linha de gol evitando erros de arbitragem, estreará na final da Copa da Itália entre Juventus e Lazio.
A partida está marcada para dia 7 de junho, se a Juventus não se classificar para a final da Liga dos Campeões. Caso a equipe de Turim chegue à final da competição europeia, a disputa será antecipada para 20 de maio, segundo precisou o presidente da Série A, Maurizio Beretta.
“Confirmamos que o olho de falcão estará em operação desde a final da Copa da Itália deste ano”, declarou Beretta, que oficializou, desta maneira, a decisão de incorporar essa tecnologia.
“Na última assembleia foi feita uma seleção e a análise das ofertas e hoje decidimos concluir o acordo com a sociedade Hawk Eye, que será formalizado nos próximos dias”, acrescentou o presidente da Série A.
“O olho de falcão é a mesma tecnologia já utilizada no Campeonato Inglês, e no ano que vem será adotada no Campeonato Alemão. O equipamento prevê o posicionamento de uma série de câmaras para analisar a linha do gol”, destacou Beretta.
O “olho de falcão” é um programa informático que analisa em grande velocidade as imagens gravadas por uma série de câmeras para determinar em apenas segundos a trajetória exata da bola.
O sistema da empresa Hawk Eye utiliza sete câmaras para cada gol e combina o sinal que recebe desde esses diferentes ângulos para formar uma imagem em três dimensões e determinar com precisão milimétrica se uma bola cruza a linha de gol.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.