Fique de olho! Vagas nos playoffs e disputa pelo MVP agitam reta final da NBA
Russell Westbrook vinha de uma sequência de sete "triple doubles" seguidos na NBA
Russell Westbrook vinha de uma sequência de sete "triple doubles" seguidos na NBAFalta uma semana para o final da temporada regular da NBA e 11 das 16 equipes que disputam os playoffs já estão classificadas. Mas isso não significa que os próximos jogos não reservem boas doses de emoção para os fãs do basquetebol norte-americano.
Entre as disputas que merecem atenção estão a busca pela liderança na Conferência Leste, a caça de Westbrook pelo recorde absoluto de “triple-doubles” e a briga pelo prêmio de MVP na temporada.
De olho no que ainda está em jogo nesta reta final, a Jovem Pan listou alguns motivos para acompanhar esta última semana da temporada regular da NBA. Confira:
A liderança da Conferência Leste
Cavaliers e Celtics brigam jogo a jogo pela primeira posição da Conferência Leste. O time de LeBron James entra em quadra nesta sexta com vantagem de uma vitória sobre a equipe de Boston, que vem de duas derrotas seguidas, uma para o próprio Cavs, na última quarta, e outra para o Atlanta Hawks, na quinta.
Isso não significa que tudo está resolvido para os Cavs. Seus últimos jogos serão contra times que lutam para se manter dentro da zona de classificação para os playoffs (veja mais abaixo).
A favor dos Celtics, apenas o confronto com o Brooklyn Nets, lanterna do Leste, na próxima segunda. No mesmo dia, Cleveland fará uma prévia de um confronto que pode acontecer, tomando como base a classificação no momento, já na próxima fase, contra o Miami Heat, 8º do Leste.
Briga pelas últimas vagas
Ainda pela Conferência Leste, a batalha pelos playoffs segue a todo vapor. O primeiro fora da zona de classificação, o Miami Heat, tem apenas duas vitórias de diferença para o quinto lugar, o Atlanta Hawks, que tem um desafio e tanto para se manter dentro dos oito classificados. Além do confronto com o Celtic na última quinta, o time de Dwight Howard ainda tem dois confrontos contra o atual campeão, Cleveland Cavaliers.
Empatado com Atlanta com 40 vitórias está o Milwaukee Bucks. Evidenciando a concorrência pelas vagas no Leste, os Bucks perderam o confronto direto com o Indiana Pacers, que subiu uma posição e empurrou Miami para fora do grupo dos oito que se classificam.
Bicampeão da NBA em 2012 e 2013, o Heat terá que passar por uma sequência nada tranquila para avançar: enfrenta os Raptors nesta sexta, dois confrontos com o Washington Wizards e, entre um jogo e outro, o confronto com Cleveland.
O recorde absoluto de “triple-doubles”
Russel Westbrook já entrou na história da NBA por ter igualado o recorde histórico de 41 triple-doubles numa única temporada. Porém, o armador do Oklahoma City Thunder ainda tem mais quatro chances de pulverizar a marca que pertencia a Oscar Robertson desde 1962.
O camisa 0 do OKC bateu na trave na última quarta e ficou a um rebote de superar o recorde ao marcar 45 pontos, dar 10 assistências e pegar nove rebotes contra os Grizzlies. O Oklahoma ainda tem pela frente o Phoenix Suns e o Minnesota Timberwolves, além de dois confrontos com o Denver Nuggets.
Quem será o MVP?
Quem faz 41 triples-doubles numa temporada merece automaticamente o prêmio de MVP? Alguns dirão que sim, mas outros jogadores ainda seguem na briga pelo prêmio de jogador mais valioso da temporada.
O que pesa contra Westbrook é o fato de a NBA não ter o costume de premiar jogadores cujo time não esteja entre os primeiros na sua conferência – o OKC ocupa a 6ª colocação. Diante disso, o principal concorrente dele é James Harden, do Houston Rockets, que ocupa a 3ª colocação no Oeste. “Barba” também tem um recorde a seu favor, a maior pontuação em um triple-double – 53 pontos, 17 assistências e 16 rebotes – e vem de atuações convincentes, como na vitória contra o Golden State Warriors na semana passada.
Entram na briga também Kawhi Leonard, líder do segundo time com mais vitórias na temporada, o San Antonio Spurs; Lebron James, que recentemente superou nada menos que Shaquille O’Neal e se tornou o sétimo maior cestinha da história da NBA e Isaiah Thomas, do Boston Celtics, terceiro maior pontuador atualmente.
Prévias dos playoffs
Para quem quer ter um gostinho do que pode acontecer nas fases seguintes da NBA, essa última semana reserva alguns bons confrontos. Além dos já citados jogos com Atlanta e Miami, o Cleveland Cavaliers também tem pela frente o Toronto Raptors, na próxima quarta-feira.
O último dia da temporada regular também conta com os duelos entre Heat x Wizards e Rockets x Jazz. Nesta sexta-feira, o Toronto Raptors soma forças contra o Miami Heat, e no domingo, o San Antonio Spurs encontra o Los Angeles Clippers.
Golden State Warriors
A temporada dos Warriors não foi tão fenomenal quanto a anterior, quando eles alcançaram a marca histórica de 73 vitórias e superaram o Chicago Bulls de Michael Jordan. Isso não significa que o time dos Splash Brothers não tenha batido recordes neste ano. Na última quarta, os Warriors se tornaram o primeiro time da história a ter a melhor campanha por três anos seguidos, todas com pelo menos 65 vitórias.
Os últimos jogos dos Warriors são apenas contra times que estão fora dos playoffs. Para quem gosta de ver muitos pontos, é a chance de acompanhar Stephen Curry dando espetáculo mais algumas vezes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.