Fisco argentino denuncia empresários envolvidos em escândalo da Fifa
Buenos Aires, 28 mai (EFE).- O fisco argentino apresentou nesta quinta-feira uma denúncia penal por “evasão, formação de quadrilha fiscal e lavagem de dinheiro” contra os empresários argentinos envolvidos no escândalo de corrupção que afeta dirigentes da Fifa.
Através de um comunicado, a Administração Federal de Receita Pública (Afip) informou que denunciou os empresários Alejandro Burzaco, Hugo Jinkis e Mariano Jinkis, assim como suas companhias, Torneos y Competencias S.A. e Full Play S.A.
Além disso, a Afip pediu à Justiça que embargue os bens dos contribuintes investigados e solicitou informações ao exterior para obter dados de empresas e contas bancárias das companhias no Panamá, Uruguai, nos Estados Unidos e na Suíça.
O titular do fisco argentino, Ricardo Echegaray, acusou a Fifa de “falta de colaboração” com a transparência fiscal do futebol e lembrou que, apesar dos compromissos assumidos, a entidade “não deu à Afip a possibilidade de obter acesso ao registro de Transferência de Jogadores” quando solicitado.
A denúncia penal da Afip se soma à ordem de prisão “com fins de extradição” ditada pelo juiz federal Marcelo Martínez de Giorgi contra Burzaco e Hugo e Mariano Jinkis, a pedido da Interpol.
Os três empresários são procurados pela Justiça americana, que os acusa de “integrar uma formação de quadrilha destinada a cobrar subornos” para a comercialização de marketing e publicidade dos campeonatos da Fifa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.