Fittipaldi integrará comissão criada para investigar acidente de Bianchi
O ex-piloto e bicampeão Mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, integrará a comissão criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para investigar o acidente do francês Jules Bianchi, ao lado de nomes como Stefano Domenicali, Ross Brawn e Alexander Wurz.
Os integrantes da comissão foram divulgados nesta segunda-feira pela presidente da FIA, Jean Todt. O grupo vai analisar as causas do grave acidente ocorrido no Grande Prêmio do Japão com o piloto francês, que permanece internado na UTI do hospital de Yokkaichi com uma grave lesão axional difusa, um dos mais graves problemas cerebrais.
Os trabalhos serão presididos pelo atual presidente da Comissão de Segurança da FIA, Peter Wright, que, além de Fittipaldi, presidente da Comissão de Pilotos, terá o auxílio do ex-chefe das equipes Mercedes, Brawn e Ferrari, Ross Brawn, e Stefano Domenicalli, também ex-chefe da escuderia italiana.
Participarão também Alexander Wurtz, presidente da Associação de Pilotos e que sofreu um grave acidente pela Benetton em 1998, e o presidente da Comissão Médica da FIA, Gérard Saillant, que operou o ex-jogador Ronaldo e Michael Schumacher, além de ter sido um dos primeiros a examinar Felipe Massa após o incidente ocorrido na Hungria, em 2009.
Os demais membros serão Gerd Ennser, representantes dos comissários, Alexander Wurtz, presidente da Associação de Pilotos (GPDA), Antonio Rigozzi, advogado e juiz do tribunal internacional da FIA, Eduardo de Freitas, diretor de prova do Mundial de Endurance (WEC) e Roger Peart, presidente da Comissão de Circuitos.
Segundo a FIA, “este grupo fará uma revisão a fundo do acidente para entender melhor o que ocorreu, e proporá novas medidas para reforçar a segurança nos circuitos”.
A comissão começará a trabalhar nesta semana e anunciará suas conclusões no dia 3 de dezembro ao Conselho Mundial do Esporte da FIA.
Jules Bianchi, piloto da Marussia, sofreu um grave acidente no dia 5 de outubro no circuito de Suzuka. Ele bateu contra o guindaste que retirava da pista o carro de Adrian Sutil, que perdeu o controle do veículo no mesmo local pouco antes.
O piloto francês, de 25 anos, integrante do programa de jovens pilotos da Ferrari, surpreendeu neste ano ao conseguir um pódio no GP de Mônaco, conseguindo os primeiros pontos da história da Marussia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.