Formiga será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento do Pan

  • Por Lancepress
  • 26/07/2015 14h39
Formiga será a responsável pela bandeira brasileira na cerimônia de encerramento do Pan

A veterana Formiga, de 37 anos, foi a escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser a porta-bandeira do país na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecerá neste domingo à noite. A volante sagrou-se tricampeã neste sábado no futebol feminino, após a goleada de 4 a 0 sobre a Colômbia.

“A escolha de Formiga é um reconhecimento e uma homenagem do COB a todo o futebol feminino do Brasil, que há muitos anos vem lutando e alegrando o povo brasileiro com muitos títulos. A atleta atravessou várias gerações, sempre atuando em alto nível e liderando a equipe com uma postura exemplar. O Comitê Olímpico do Brasil tem muito orgulho em ter uma atleta deste nível na delegação”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

Formiga é praticamente um símbolo da Seleção de futebol feminino, por estar presente em todas as grandes vitórias e resultados. Há 20 anos na equipe, a baiana foi medalhista de ouro três vezes no Pan (venceu também em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007), conquistou duas pratas em Jogos Olímpicos (Atenas-2004 e Pequim-2008) e também já foi vice-campeã mundial, em 2007.

“Agradeco muito por mais essa oportunidade. Foi uma surpresa. Estou fazendo o que mais amo, ao lado das minhas companheiras. Sozinha eu não teria conseguido essa oportunidade. Agradeço muito a elas. Só tenho que agradecer ao COB. Isso nunca passou pela minha cabeça. Vamos seguir em frente e dar força para o futebol feminino chegar ao topo”, disse a jogadora.

O anúncio oficial foi feito na manhã deste domingo na Casa Brasil, espaço alugado pelo COB próximo à Vila dos Atletas que serviu como local de encontro de competidores com familiares. No anúncio, Formiga esteve acompanhada de outras jogadoras da Seleção de futebol feminino, que também festejaram a escolha da veterana.