A uma semana da convocação, Tite acumula 5 problemas e 8 jogadores em má fase
Daqui a uma semana, na próxima sexta-feira (17), Tite vai convocar a Seleção Brasileira que disputará a Copa América de 2019. Como o torneio será disputado em solo nacional, o título é fundamental para que o time e o técnico tenham tranquilidade. Mas certamente não está fácil definir os 23 jogadores que vão buscar essa conquista. Tite tem 5 grandes problemas e ainda precisa decidir o que fazer com pelo menos 8 jogadores importantes que estão em má fase.
Pior problema: Neymar
Recentemente o camisa 10 da Seleção Brasileira foi muito criticado por ter agredido um torcedor que estava na arquibancada, vendo a final da Copa da França. Isso até gerou uma suspensão de 3 jogos para ele na França. Mas ainda falta definir se ele será punido na equipe de Tite. Há quem defenda que Neymar não deveria ser convocado, principalmente porque o técnico deixou de chamar Douglas Costa para 2 amistosos por causa de uma agressão que ele cometeu defendendo a Juventus. Outra possível punição de Tite é tirar a faixa de capitão de Neymar, que foi passada para ele recentemente, depois da Copa do Mundo de 2018.
Problemas físicos
Quatro jogadores importantes sofreram com lesões recentemente e estão em fase final de recuperação. Os casos mais graves são de David Neres, Roberto Firmino e Thiago Silva, que perderam jogos importantes neste final de temporada. Além deles, há Vinicius Junior, que até voltou a jogar, mas por apenas 16 minutos.
Jogadores em má fase
Muitos atletas importantes não estão bem em seus clubes. É possível que eles até sejam convocados, mas Tite terá que recuperar a confiança e o bom futebol de alguns.
O zagueiro Miranda é um exemplo disso. Ele virou reserva na Inter de Milão, mas a experiência fez com que ele fosse chamado para a Seleção recentemente.
Os casos mais graves são de atletas que atuam no futebol espanhol. Philippe Coutinho não joga bem desde o começo do ano e foi muito criticado recentemente, após a decepção do Barcelona na Liga dos Campeões.
No time rival, o Real Madrid, Marcelo e Casemiro também tiveram uma temporada apagadíssima. O lateral corre risco de não ser chamado, pois tem forte concorrência de Filipe Luís, Alex Sando e Alex Telles. Já o volante pode ser promovido para capitão principal, pois não tem sequer um reserva 100% definido e já usou a faixa quando Neymar não estava em campo.
Outros 4 jogadores do sistema ofensivo causam preocupações. No meio-campo Lucas Paquetá teve um bom início pelo Milan e até fez gol pela Seleção Brasileira. Mas terminou a temporada prejudicado por uma lesão (da qual já está recuperado) e até sofreu uma suspensão por ter agredido um juiz.
Três jogadores que foram para Copa do Mundo de 2018 correm risco de nem serem chamados na Copa América: Douglas Costa, Willian e Gabriel Jesus viraram reservas ou coadjuvantes em seus clubes, então naturalmente correm risco de perder espaço na Seleção Brasileira também.
Possível convocação
Levando em conta todas essas informações, as dicas dadas por Tite e também os desempenhos dos jogadores pela Seleção, é possível montar uma provável convocação. Veja uma possível lista dos 23 convocados para Copa América.
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Wéverton (Palmeiras)
Laterais
Daniel Alves (PSG)
Militão (Porto)
Alex Sandro (Juventus)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Dedé (Cruzeiro)
Volantes
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Allan (Napoli)
Arthur (Barcelona)
Meias
Lucas Paquetá (Milan)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing)
Atacantes
Neymar (PSG)
Richarlison (Everton)
Lucas Moura (Tottenham)
Éverton (Grêmio)
Centroavantes
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.