Afinal, o Flamengo é o melhor time brasileiro do século XXI?

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2019 15h48 - Atualizado em 24/10/2019 16h05
JARBAS DE OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDOO Flamengo está na final da Libertadores e lidera o Campeonato Brasileiro

O Flamengo está encantando os amantes de futebol ao apresentar um estilo ofensivo, dinâmico e avassalador. Na última quarta-feira (23), a equipe treinada por Jorge Jesus não deu a menor chance ao Grêmio, aplicou um chocolate de 5 a 0 nos gaúchos e garantiu a sua vaga na final da Taça Libertadores. Além disso, o time rubro-negro lidera o Campeonato Brasileiro com folga e tem tudo para conquistar o título.

Por isso, internautas levantaram a questão nesta quinta-feira (24): o Flamengo de 2019 é o melhor time brasileiro do século XXI? Para Bruno Prado, comentarista da Jovem Pan, sim! Na visão do especialista, a equipe formada por Gabigol, Bruno Henrique, De Arrascaeta e companhia já passou, por exemplo, o Santos de 2010, que tinha Neymar, Ganso e Robinho como principais estrelas.

“Em 1º lugar, eu coloco, sim, o Flamengo de 2019. O Flamengo ainda não ganhou nenhum título, mas deve ganhar o Brasileiro e pode ganhar a Libertadores. É um time muito bonito de ver jogar, com uma proposta bem parecida com aquele Santos de 2010 no sentido de atacar e pela fome de buscar gols. Só que esse Flamengo, apesar de não ter um craque como Neymar, individualmente é melhor que aquele Santos”, começou Bruno.

“Ele tem Rafinha na lateral direita, ele tem Filipe Luís na lateral esquerda. Os dois zagueiros sabem jogar, tanto o Rodrigo Caio quanto o Pablo Marí. Aí você tem o Gerson no meio, além de um quarteto com Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. É muito forte também individualmente! Gabigol com quase 40 gols no ano, Bruno Henrique com mais de 30. Então é um Flamengo muito bom de ver jogar pela ideia coletiva e pelo talento de seus jogadores. Para mim, é o melhor time que vi jogar no século XXI no futebol brasileiro”, completou.

Quem segue a mesma linha é Wanderley Nogueira. Destacando a intensidade do time carioca, o comentarista da Jovem Pan também coloca o atual grupo do Fla como o melhor do Brasil desde os anos 2000.

“Pela intensidade, pela velocidade, pela marcação implacável… Quando ataca, ataca em bloco. É difícil para a defesa adversária segurar. Então, realmente, o Flamengo é um time muito legal de se ver no futebol brasileiro. Os outros vão ter que tentar buscar a segunda posição do Campeonato Brasileiro. E a gente tem que torcer para que alguém se inspire. É espetacular. Então essa pergunta é pertinente e, se eu tivesse dizer se é o que apresenta um futebol que mais salta os olhos, a resposta é sim”, analisou.

Já Mauro Beting não pensa da mesma forma! Na visão dele, o time de 2003 do Cruzeiro, vencedor da Tríplice Coroa (Brasileirão, Copa do Brasil e Mineiro), ainda à frente do Flamengo.

“O Cruzeiro de 2003 ainda é o melhor time que eu vi jogar em campos brasileiros, embora não tenha conquistado o que o Inter conquistou em 2006 ou o Corinthians, de forma invicta, em 2012, o São Paulo em 2005, o Corinthians bicampeão Mundial em 2012, o Galo em 2013… Enfim, todos campeão da América do Sul”, afirmou.

Apesar disso, Mauro Beting fez questão de exaltar o belo trabalho da equipe que fará a final da Libertadores contra o River Plate, no dia 23 de novembro, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago.

“Só que falando em nível de futebol, é impressionante o que este Flamengo faz em menos de um ano de trabalho, lembrando que 8 titulares chegaram neste ano, sendo 4 depois da Copa América. Além disso, o próprio treinador não só chegou depois à Gávea, como no Brasil. Então é impressionante! Como nível de futebol, eu não vi ninguém jogar tão bem”, encerrou.

Flávio Prato também torce o nariz para a afirmação, vê esse rótulo como ‘um grande exagero’ e crava: para ser o melhor do século, precisa jogar mais tempo em alto nível.

“Dizer que o Flamengo é o melhor time do século XXI é um grande exagero. Cruzeiro, do Luxemburgo, era muito bom. O Palmeiras, do Felipão, era muito eficiente. O Corinthians, do Tite, foi bicampeão do Mundial. E o Santos, que tinha o Neymar, era bem mais encantador que esse Flamengo”, comentou.

“Vamos ver quanto tempo esse time vai durar. Vamos ver as coisas que podem acontecer daqui para frente. Sem dúvida, é o melhor time de 2019. Faz sucesso, destoa e é muito bom. Mas melhor do século XXI é um grande exagero par um time que tem dois ou três meses de duração”, concluiu.