Anitta na barriga da mãe e Zé Roberto na base: o mundo quando Totti estreou na Roma

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2017 08h00 - Atualizado em 26/09/2017 17h35
Divulgação RomaApós se aposentar dos gramados, Totti agora trabalha na Roma como dirigente

Um dos maiores nomes do futebol nas últimas décadas faz aniversário nesta quarta-feira (27). O italiano Francesco Totti chega aos 41 anos de uma forma diferente da que viveu nos últimos 24: fora dos gramados. Aposentado do futebol, o eterno camisa 10 agora vive o esporte de um jeito diferente, como dirigente. Mas sempre defendendo o grená da camisa da Roma, único time da sua carreira.

Totti fez seu primeiro jogo como profissional em março de 1993, quando tinha apenas 16 anos. Da estreia até a emocionante despedida feita em maio deste ano, o atacante marcou 307 gols, conquistou um Campeonato Italiano, duas Copas da Itália e ainda foi campeão da Copa do Mundo com a seleção italiana.

Em homenagem ao aniversário do “Il Capitano”, a Jovem Pan apresenta o que havia de diferente no mundo quando Totti fez a sua estreia com a camisa da Roma. Confira:

Anitta não era nascida

Mas faltava pouco. Larissa de Macedo Machado, que depois passou a ser conhecida como Anitta, nasceu no dia 30 de março de 1993, apenas dois dias após a estreia de Totti. Se hoje ela domina as rádios pelo Brasil, naquele ano o pessoal “se afogava num copo de cerveja” ao som de “Que se Chama Amor”, um dos primeiros sucessos do grupo de pagode Só Pra Contrariar.

Tetra?

Em março de 1993 o Brasil ainda não tinha conquistado o tetracampeonato mundial e a torcida nem esperava que isso aconteceria no ano seguinte. Pelo contrário: havia um medo de que a Seleção não fosse para o Mundial. A campanha brasileira estava irregular e a classificação só veio na última partida das Eliminatórias, em setembro, graças a uma grande atuação de Romário, que marcou 2 gols em cima do Uruguai no Maracanã.

Sem et’s e sem amigos

Hoje, quem quiser levar uns sustos ou dar uma boas risadas, basta ir à Netflix e ver alguns episódios de Stranger Things ou The Big Bang Theory. Porém, quando Totti estava começando a dar seus primeiros chutes como jogador profissional, dois dos maiores sucessos da TV da década de 1990 ainda não haviam estreado. O suspense Arquivo X começou a ser exibido em setembro de 1993 e a comédia Friends foi ao ar somente no ano seguinte

Atores de "Friends" em foto promocional da série

Em algum lugar na Inglaterra, Hamilton vibrava com Senna

Faltava muitos anos para Lewis Hamilton ser campeão da F1 pela primeira vez, mas com certeza o inglês, na época com oito anos de idade, estava de olho no seu ídolo de infância. Em 28 de março de 1993, mesmo dia em que Totti fez sua estreia pela Roma, Ayrton Senna vencia o GP do Brasil pela segunda vez na carreira.

Ainda era um menino

Hoje jogador mais velho em atividade no futebol brasileiro, Zé Roberto, lateral do Palmeiras, ainda estava nas categorias de base da Portuguesa quando Totti estreava na Itália. Zé fez sua estreia como profissional somente no ano seguinte, fez parte do time vice-campeão brasileiro em 1996 e permaneceu no time até 1997. Curiosamente, Totti e Zé Roberto nunca se enfrentaram em suas carreiras, tanto em partidas pelos clubes quanto pela Seleção.

Zé Roberto na época em que atuava com a camisa da Portuguesa