Após título, Tite tem caminho livre para renovação na seleção; veja os principais nomes para o futuro

  • Por Jovem Pan
  • 08/07/2019 17h57 - Atualizado em 08/07/2019 18h07
Rener Pinheiro / MoWA Press Rodrygo fez boa dupla com Vinicius Jr.

O título da seleção brasileira da Copa América cravou a continuidade do trabalho do técnico Tite e sua comissão técnica. Porém, que tipo de trabalho está por vir ainda é uma incógnita. O treinador não descartou os veteranos que formaram a base na conquista continental. Por outro lado, também abriu as portas para uma renovação mais ampla no decorrer do ciclo de três anos e meio até a Copa do Mundo do Catar.

“As etapas de reconstrução de uma equipe acontecem o tempo todo. Foi assim depois da Copa. Agora vamos reconstruir de novo, com novos atletas que estão surgindo, novas promessas. É nosso trabalho acompanhar”, ponderou Tite após a conquista.

Marquinhos, de 25 anos, um dos jovens já consolidados e base para a zaga da seleção brasileira pelos próximos anos, acredita que há espaço para os veteranos nesse novo ciclo de Copa do Mundo.

“Já existe uma base para o Tite. Todos aqui, se mantiverem o alto nível atual, mesmo os mais experientes, como o Dani (Alves) e o Thiago (Silva), podem estar na próxima Copa do Mundo, não vejo problema algum”, afirmou.

Thiago Silva, 34, e Daniel Alves, 36, são os dois nomes da “velha guarda” que saem em alta dessa Copa América. Por outro lado, a competição pode ter sido um fim de ciclo para outros veteranos, como Fernandinho, 34, Miranda, 34, e Filipe Luís, 33. Quem também pode ter dado adeus a seleção brasileira é Willian. Apesar de mais novo, com 30 anos, o meia-atacante vê jovens pedindo passagem na sua posição.

Próximo passo

Apesar de Tite ter apostado em alguns nomes clássicos para essa Copa América, o treinador agora terá a oportunidade de seguir com a renovação tão pedida. Bons nomes jovens já começam a se destacar e pedir passagem na seleção brasileira.

Goleiros: Tite tem em Alisson, 26, e Ederson, 25, dois dos melhores goleiros do mundo – e ainda jovens. O treinador ainda tem a opção de Neto, 29, recém-contratado pelo Barcelona.

Lateral-esquerda: Alex Sandro, 28, ganhou a vaga de titular no decorrer da Copa América. Filipe Luís e Marcelo, 31, não podem ser descartados por completo, principalmente o ídolo do Real Madrid, porém, a idade pode contar como um fator decisivo. Um nome que surge como o futuro da lateral esquerda da seleção brasileira se confirmar a expectativa é Renan Lodi, 21. Recém-contratado pelo Atlético de Madri, o lateral é um fenômeno no ataque. Se conseguir absorver toda a capacidade defensiva do time de Simeone, pode se tornar um enorme nome mundial. Quem ainda também não pode ser descartado é Guilherme Arana, 22. O lateral surgiu no Corinthians e logo foi vendido ao futebol europeu. Se voltar aos melhores tempos, pode ser lembrado por Tite. William, 24, do Wolfsburg também pode chamar atenção. Alex Telles, 26, do Porto, já chegou a ser chamado pelo treinador.

Lateral-direita: Talvez seja a posição mais vulnerável da seleção brasileira. Os dois principais nomes que surgem como opções não atuam nessa posição em seus clubes. Éder Militão, 21, e Fabinho, 25, podem atuar nessa posição, mas não têm a capacidade ofensiva de Dani Alves.

Defesa: Marquinhos é o principal alicerce da defesa nesse novo ciclo de Copa do Mundo. Com apenas 25 anos, já é considerado um dos principais zagueiros do mundo. Militão, agora no Real Madrid, é o sucessor natural de Thiago Silva na zaga. Outro nome que tem o carinho de Tite e pode evoluir ainda é Felipe, 30. O zagueiro foi contratado pelo Atlético de Madri e tem a mesma possibilidade de Lodi; trabalhar com Simeone, talvez atualmente o melhor treinador de defesa do mundo. Murilo, 22, ex-Cruzeiro, acabou de ser negociado com o Lokomotiv Moscou e tem grande potencial. E não se pode esquecer de Rodrigo Caio, 25. Apesar dos percalços, o defensor ainda é jovem e tem grande potencial.

Volantes: Fabinho deve ser o substituto de Fernandinho nessa renovação. O jogador já foi convocado por Tite em algumas oportunidades, mas foi preterido pelo experiente jogador do Manchester na Copa América. Casemiro, 27, e Arthur, 22, devem ser a base do meio campo brasileiro nesse ciclo de Copa do Mundo. Maycon, 21, ex-Corinthians e hoje no Shakhtar Donetsk, e Douglas, 21, do Manchester City, são jogadores com características parecidas com Arhtur que podem ainda ter espaço na seleção.

Meias: Lucas Paquetá, 21, era apontado como o substituto natural de Renato Augusto no esquema tático de Tite. Apesar das poucas chances na Copa América, foi citado nominalmente pelo treinador na coletiva como um jogar importante para o novo ciclo. Philippe Coutinho, 27, segue um momento de altos e baixos. Desde a chegada ao Barcelona, viu seu futebol cair e não conseguiu manter na seleção brasileira o desempenho que apresentou, por exemplo, na primeira fase da Copa do Mundo de 2018.

Atacantes: Os famosos pontas talvez sejam o caminho para dar uma virada na seleção. Vinicius Jr., 18, Rodrygo, 18, Éverton Cebolinha, 23, David Neres, 22, Richarlison, 22, e Malcom, 22, são alguns dos nomes que podem ser aproveitados por Tite pelos lados.

Centroavante: Pedro, 22! No momento, é o único jovem jogador brasileiro da posição a criar uma boa expectativa para a seleção brasileira. O centroavante foi convocado por Tite, mas por conta de uma lesão perdeu a chance de vestir a amarelinha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.