“Casa” da Seleção neste século, Londres já viu mais jogos do Brasil que São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2017 11h50
Bruno Domingos / Mowa PressSeleção Brasileira já fez 12 jogos em estádios ingleses desde 2006

Esqueça a multidão no Rio de Janeiro, a tradicional cobrança de São Paulo ou o apoio apaixonante dos estádios nordestinos. O lugar que mais recebeu jogos da Seleção Brasileira neste século fica do outro lado do Atlântico. Desde 2006, a verdadeira “casa” da Seleção foi Londres, na Inglaterra, palco de 13 partidas do time pentacampeão mundial, isso sem contar confrontos da Seleção Olímpica. Com o amistoso desta terça-feira (14), a capital inglesa recebeu dois jogos a mais que São Paulo, que viu a Seleção jogar em seus estádios 11 vezes – apenas cinco amistosos.

O estádio do Arsenal, o Emirates Stadium, inclusive, foi palco de sete jogos do Brasil nos últimos 17 anos, ficando à frente de Morumbi e Maracanã, por exemplo, com cinco e quatro partidas cada, respectivamente. O Mineirão recebeu os mesmos sete jogos que o Emirates.

Os poucos amistosos feitos nas principais capitais brasileiras marcaram algum momento especial para a Seleção. Em São Paulo, foram cinco partidas: duas marcaram as despedidas de Romário e Ronaldo, e outras duas foram aquecimentos antes de Copa do Mundo ou Copa América.  Neste século, o Rio de Janeiro recebeu apenas duas partidas amistosas da Seleção: o jogo beneficente em prol da Chapecoense em 2017 e a reinauguração do Maracanã, em 2013.

Apesar da preferência da CBF em mandar os jogos do Brasil para a Europa, a Seleção está invicta nas partidas em São Paulo, com 10 vitórias e um empate desde 2001. No Rio são três vitórias, contando a conquista da Copa das Confederações, e três empates. Já Belo Horizonte tem visto jogos mais decisivos, porém com o pior retrospecto. São três vitórias, três empates e o indigesto 7 a 1 para a Alemanha em 2014.

O retrospecto em Londres é positivo, com oito vitórias em doze jogos. Porém, o adversário que mais dá trabalho à Seleção é justamente o verdadeiro “dono da casa” e adversário do amistoso desta terça, a Inglaterra. A última vitória do Brasil sobre os ingleses em Londres foi em 1995, durante o quadrangular final da Copa Umbro.

De lá para cá, Wembley presenciou dois empates e uma vitória dos Três Leões sobre o Brasil. Por outro lado, a Seleção derrotou os ingleses na Copa do Mundo de 2002 e em amistoso no Catar em 2009. Na reinauguração do Maracanã, em 2013, Brasil e Inglaterra ficaram no 2 a 2. Foi o último confronto entre as duas seleções. Na história, o Brasil venceu os ingleses 11 vezes, além de 10 empates e 4 derrotas.