CBF anuncia que vai disponibilizar imagens do VAR na TV a partir do segundo turno
Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), concedeu entrevista nesta segunda-feira (19) para fazer um balanço do VAR no Campeonato Brasileiro e anunciar novidades sobre o árbitro de vídeo.
O principal ponto trazido por Gaciba é que, a partir do segundo turno, serão disponibilizadas na TV todas as imagens a que o VAR tem acesso para tomar uma decisão sobre o lance que está sendo discutido. O chefe da arbitragem também ressaltou que já há conversas com os clubes para passar as imagens nos telões dos estádios.
“O público terá total ciência do motivo pelo qual o árbitro está tomando tal decisão. O público estará vendo o que ele está enxergando no seu monitor”, afirmou Gaciba.
Segundo os números apresentados pela CBF, o índice de acertos em “lances capitais” com o VAR é de 98%, sem o árbitro de vídeo essa porcentagem cai para 77,4%. Gaciba afirmou que até a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, foram 88 erros em “lances protocolares”. No atual campeonato, até a 14ª rodada, foram dez. O tempo médio para uma decisão é de 1 minuto e 54 segundos.
O chefe de arbitragem afirmou que já foram 69 mudanças de decisões, em 139 jogos do Campeonato Brasileiro. Foram 15 impedimentos corrigidos para gol; 8 gols validados anulado por impedimento; 20 pênaltis marcados após revisão; 7 pênaltis desmarcados após revisão; 3 gols anulados por mão do atacante; 5 cartões vermelhos aplicados após revisão; 2 cartões vermelhos retirados após revisão; 3 erros de identificação corrigidos; 2 adiantamentos de goleiros em pênaltis; e 4 faltas em fases de ataque.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.