Chilenos criam petição e pedem a expulsão de Peru e Colômbia da Copa do Mundo
Inconformados por não conseguirem uma vaga na Copa do Mundo da Rússia, torcedores da seleção chilena iniciaram uma petição na internet para convencer a Fifa a expulsar Peru e Colômbia do Mundial de 2018.
O abaixo-assinado criado pelo chileno David Ramirez já conta com mais de 4.300 assinaturas e alega que o empate em 1 a 1 no confronto entre peruanos e colombianos foi arranjado para que os dois times conseguissem a classificação.
A petição toma como base a imagem em que o atacante Falcao Garcia conversa com um jogador peruano, supostamente pedindo para que o time “tirasse o pé” e diminuísse o ritmo, permitindo assim a classificação de ambos. Essa tese chegou a divulgada também por jornais argentinos na semana passada.
Será que Falcao García realmente NEGOCIOU o empate entre Peru e Colômbia? Episódio aconteceu nos minutos finais do jogo ??? pic.twitter.com/L6XCB19ASq
— Paixão Futebol (@PaixaoFutebolBR) 11 de outubro de 2017
Segundo os chilenos, a suposta conversa iria contra o regulamento da Fifa, que afirma que “qualquer pessoa que tente conspirar para influenciar o resultado de uma partida de maneira contrária à ética esportiva deve ser sancionada”. Pelas regras da entidade, punições para estes casos variam conforme o formato do campeonato em disputa.
“Ofensas graves podem ser sancionadas com a expulsão de uma classificação, rebaixamento a uma divisão inferior, perda de pontos e/ou reembolso de prêmios”, cita o abaixo-assinado, criado durante o último final de semana.
Campeã das duas últimas edições da Copa América, a seleção chilena terminou as Eliminatórias Sul-Americanas com a sexta colocação, perdendo a chance de alcançar a repescagem e ficando fora da Copa do Mundo de 2018.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.