Chilenos criam petição e pedem a expulsão de Peru e Colômbia da Copa do Mundo

  • Por Jovem Pan
  • 16/10/2017 10h41 - Atualizado em 16/10/2017 10h42
Sebastião Moreira / EFE Valdivia lamenta ausência do Chile na Copa do Mundo

Inconformados por não conseguirem uma vaga na Copa do Mundo da Rússia, torcedores da seleção chilena iniciaram uma petição na internet para convencer a Fifa a expulsar Peru e Colômbia do Mundial de 2018.

O abaixo-assinado criado pelo chileno David Ramirez já conta com mais de 4.300 assinaturas e alega que o empate em 1 a 1 no confronto entre peruanos e colombianos foi arranjado para que os dois times conseguissem a classificação.

A petição toma como base a imagem em que o atacante Falcao Garcia conversa com um jogador peruano, supostamente pedindo para que o time “tirasse o pé” e diminuísse o ritmo, permitindo assim a classificação de ambos. Essa tese chegou a divulgada também por jornais argentinos na semana passada.

Segundo os chilenos, a suposta conversa iria contra o regulamento da Fifa, que afirma que “qualquer pessoa que tente conspirar para influenciar o resultado de uma partida de maneira contrária à ética esportiva deve ser sancionada”. Pelas regras da entidade, punições para estes casos variam conforme o formato do campeonato em disputa.

“Ofensas graves podem ser sancionadas com a expulsão de uma classificação, rebaixamento a uma divisão inferior, perda de pontos e/ou reembolso de prêmios”, cita o abaixo-assinado, criado durante o último final de semana.

Campeã das duas últimas edições da Copa América, a seleção chilena terminou as Eliminatórias Sul-Americanas com a sexta colocação, perdendo a chance de alcançar a repescagem e ficando fora da Copa do Mundo de 2018.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.