“Boi do Piauí”, protesto curioso dos são paulinos, já foi cantado por rivais
Depois que o São Paulo perdeu para o Talleres-ARG, na madrugada desta quinta-feira (14), a torcida tricolor cercou o Estádio do Morumbi e fez um protesto. Os torcedores fizeram diversos cantos para protestar contra a diretoria e os jogadores. E um deles chamou atenção nas redes sociais: “boi boi boi, boi do Morumbi, agora eu quero ver pra sair do Morumbi”.
A repercussão foi tão grande que “Piauí” chegou a ficar no topo dos “trending topics” do Twitter. Os torcedores rivais aproveitaram para fazer diversas piadas com isso e criticaram a rima feita pela torcida tricolor.
– Mano, o que rima com Morumbi?
– Sei lá? Caqui, Ali, Piauí
– PIAUÍ!! Isso mesmo!— William Castro (@William_Castro) 14 de fevereiro de 2019
O que poucos sabem é que essa expressão já foi muito usada por torcidas organizadas no passado, inclusive por rivais do São Paulo. Os corintianos, por exemplo, cantavam isso para comparar os atacantes dos times na época: “boi boi boi, boi do Piauí, Viola é Seleção, pau no c… do Evair”.
Posteriormente os palmeirenses fizeram uma adaptação para responder: “boi boi boi, boi do Maranhão, Evair é artilheiro e também o campeão”.
Mas como surgiu essa ideia de citar os bovinos e os estados do Nordeste? O comentarista e escritor Xico Sá publicou no Twitter que isso pode ter relação com o folclore e a cultura do Piauí, estado que é historicamente ligado à pecuária. Aliás, o Maranhão, citado na música dos palmeirenses, tem uma cultura parecida com os gados.
Pra quem não está entendendo a rima da torcida do São Paulo “com boi do Piauí “: uma aula de folclore brasileiro, é uma citação a um canto popular do Brasil: se meu boi morreu/ o q será de mim/ manda buscar outro, morena/ lá no Piauí. #Piaui
— xico sá (@xicosa) February 14, 2019
Impossível rastrear como surgiu um canto de torcida que começou há mais de 20 anos. Mas pelo menos dá para ter certeza que o “boi do Morumbi” não surgiu logo após a derrota do São Paulo para o Talleres”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.