Maior vencedor da Copinha, Corinthians estreia ‘em obras’ e controla expectativas
O Corinthians é disparado o maior vencedor da Copa São Paulo, principal competição Sub-20 do Brasil, com 10 títulos. Por isso sempre entra na disputa como um dos favoritos ao título. Mas em 2019 a missão será mais difícil, pois o Timão está “em obras”, cheio de mudanças em andamento. A estreia da equipe será nesta quarta-feira (2), contra o Capital (TO), às 21h30 (de Brasília). Ituano e Sinop estão no mesmo grupo e serão os próximos adversários.
A primeira grande mudança do Corinthians Sub-20 aconteceu na comissão técnica. Eduardo Barroca assumiu o time há apenas 6 meses, pouco tempo nas categorias de base. Os títulos mais recentes do Timão foram sob comando de Osmar Loss, que fez um trabalho de longo prazo. Mas ele saiu da base para virar auxiliar e depois técnico do time profissional – atualmente está no comando do Guarani. Sem ele, o Sub-20 do Corinthians ainda está tentando se reencontrar.
Barroca está mudando o estilo de jogo do Corinthians na base, pois não tem a mesma filosofia de futebol que Loss. Ele quer um time que valorize mais a posse de bola, mas admite que essa mudança deve ser lenta. E tenta diminuir a expectativa sobre a Copa São Paulo: “A diretoria me deixou bem claro que a Copa São Paulo para o clube é muito especial. Eu, como profissional do futebol há muitos anos na base, tenho que tirar um pouco o peso disso. Hoje, tecnicamente, existem competições nacionais com nível mais forte que a Copa SP. É a competição com mais visibilidade, mas peço que as pessoas avaliem com critério e coerência, pois não é essa competição que determina se o jogador vai transitar ao futebol profissional ou não”, afirmou o técnico em entrevista ao Globoesporte.
Mas é inevitável que o torcedor tire conclusões após a Copinha, afinal é a competição que muitos assistem, enquanto a temporada não começa para valer. E alguns jovens promissores importantes estarão no foco dessa vez. O principal jogador do time é Fabrício Oya, meia de 19 anos, que tem a missão de ser o cérebro da equipe. Ele é um dos poucos que foi campeão da Copinha em 2017 e ainda está no elenco Sub-20. Apenas mais 3 jogadores estão nessa condição (Franklin, Roni e Vitinho), o que também mostra como a base do Corinthians passa por muitas mudanças.
Outro destaque do time é o meia Fessin, que foi contratado no ano passado e já treinou entre os profissionais do Corinthians. Ele arma jogadas a partir das pontas e já teve grande destaque no ABC, em 2018. Se conseguir brilhar na Copinha, provavelmente terá chances de jogar no time principal em 2019.
Também vale a pena ficar de olho em outros destaques do elenco, como Lucas Piton, Gustavo Mantuan, Rafael Bilu e Nathan. Mas as expectativas não podem ser tão grandes. Afinal é uma equipe em transformação e, como o técnico afirmou, os jogadores ainda terão que ser observados em outras competições para chegarem ao time principal.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.