Números mostram que Corinthians não tem substituto para Rodriguinho e perderá versatilidade

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2018 16h32
Daniel Augusto Jr/Agência CorinthiansRodriguinho tinha características fundamentais para o Corinthians

Rodriguinho deu adeus ao Corinthians na tarde desta segunda-feira (23). Ele passou no CT, se despediu e foi embora para o Pyramids, time do Egito que defenderá a partir de agora. E provavelmente o meia-atacante deixará saudades no Timão, que não tem um substituto para ele e perderá muita versatilidade no setor ofensivo.

Rodriguinho fazia um papel único no Corinthians, pois participava do jogo em toda extensão central. Ele podia atuar mais recuado, facilitando a saída de bola, podia jogar como meia-atacante ou até ser uma espécie de “falso centroavante”, tática que já deu certo neste ano. Essa versatilidade era vista em muitos jogos, pois muitas vezes ele desempenhava mais de uma função nos 90 minutos.

Isso ficou refletido nas estatísticas de Rodriguinho, que se destacou tanto na armação quanto na conclusão das jogadas. Ele é artilheiro do Corinthians no Campeonato Brasileiro, com 5 gols, além de ter a maior média de finalizações por jogo (3). Já nos passes ele é o maior garçom, com duas assistências, além de dar pelo menos um passe para finalização por jogo, o que significa a 5ª melhor média do elenco.

Aparentemente nenhum outro jogador do Corinthians faz essa dupla função. O técnico Osmar Loss terá que encontrar um substituto, mas deve ser alguém com perfil de armador, como Mateus Vital. Outra opção é escalar Jadson na faixa central e usar Pedrinho ou Marquinhos Gabriel na ponta. Separadamente, eles podem dar ao Corinthians algumas características importantes que Rodriguinho reunia em um jogador só.

Já sem Rodriguinho, o Corinthians terá um jogo difícil nesta quarta-feira (25), pois enfrentará o Cruzeiro, às 21h45 (de Brasília), em Itaquera. A provável escalação de Osmar Loss tem Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Douglas, Romero, Jadson e Mateus Vital; Jonathas