Reorganização defensiva de Jair foi fundamental para Corinthians garantir vaga na final

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2018 08h27
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians Corinthians comemora gol contra o Flamengo

O técnico Jair Ventura está no Corinthians há menos de 20 dias, mas já teve participação fundamental na ida do time para a final da Copa do Brasil. Afinal, desde que ele chegou, é visível como aconteceu uma evolução na parte defensiva. E isso foi fundamental para a equipe bater o Flamengo, nesta quarta-feira (27).

O Corinthians só sofreu um gol contra o rubro-negro por acidente. Após cruzamento de Pará, a bola desviou em Henrique e entrou. Foi um gol contra casual, não por falha do sistema defensivo.

Depois disso o time até perdeu o controle do jogo, mas foi pouco pressionado. Ao todo, durante os 90 minutos, o Flamengo só acertou 4 finalizações no gol, sendo que duas foram de fora da área. A melhor chance dos visitantes só aconteceu nos acréscimos, quando Pará acertou um chute na trave. Fora isso, Cássio teve pouco trabalho.

Desde o primeiro jogo em que treinou o Corinthians, Jair focou no sistema defensivo. Inclusive foi criticado por alguns torcedores por retrancar demais o time no clássico contra o Palmeiras e no jogo de ida contra o Flamengo, no Maracanã. Mas a estratégia deu certo e aos poucos ele recuperou um consistência defensiva que o Corinthians tinha perdido sob comando de Osmar Loss. Até agora a equipe só levou 4 gols em 5 jogos sob comando de Jair.

Essa evolução tem a ver com os treinos do dia a dia e também com escolhas na escalação. A troca de zagueiros foi fundamental, por exemplo, pois Léo Santos tem mostrado um nível superior ao de Pedro Henrique. E durante o jogo contra o Fla, Jair fez outra escolha certa ao colocar Gabriel no lugar do lesionado Fagner. Ele podia ter escolhido Mantuan, mas sabe que o jovem tem defeitos defensivos quando joga na lateral e isso podia custar caro ao Timão.

Ofensivamente o Corinthians ainda peca muito. O Timão terá dificuldades para superar a defesa do Cruzeiro na final. Mas a vitória contra o Flamengo mostrou que é possível vencer por causa de um sistema defensivo forte.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.