TBT de 99? Palmeiras e Corinthians podem se enfrentar cinco vezes em menos de 40 dias
A classificação do Palmeiras diante do Bahia nesta quinta-feira (16), no estádio do Pacaembu, deixou viva a possibilidade de o time alviverde disputar a decisão da Copa do Brasil contra seu maior rival, o Corinthians, que na última quarta passou pela Chapecoense.
Além disso, se os dois paulistas conseguirem passar por Cruzeiro e Flamengo nas semifinais, os torcedores poderão presenciar uma maratona de clássicos decisivo nas próximas semanas, ainda mais se Palmeiras e Corinthians avançarem também na Libertadores da América.
Caso isso aconteça, serão cinco Dérbis disputados em menos de 40 dias: o primeiro seria no dia 9 de setembro, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro – o único garantido até o momento.
10 dias depois, poderia acontecer o primeiro encontro pelas quartas de final da Libertadores, na Arena Corinthians. Dia 3 de outubro, no Allianz Parque, aconteceria a volta da fase de mata-mata da competição.
Não menos importante, no dia 10 de outubro, está prevista a disputa da primeira partida da final da Copa do Brasil. A sequência de Dérbis chegaria ao fim no dia 17, com o segundo jogo decisivo da competição nacional – neste caso, os mandos seriam definidos por sorteio.
TBT
Caso a maratona se confirme, palmeirenses e corintianos poderão reviver o ano de 1999. Foi naquela temporada em que os dois times disputaram uma das sequências memoráveis (e num período um pouco mais longo, é verdade) e fantásticas da história do maior clássico paulista.
O primeiro encontro entre os times em 1999 aconteceu no dia 27 de fevereiro, pela fase de grupos da Libertadores. Jogando no Morumbi, o Verdão ganhou por 1 a 0. No dia 17 de março, foi a vez do Timão dar o troco e vencer por 2 a 1.
11 dias depois, Palmeiras e Corinthians voltaram se encontrar no Campeonato Paulista, com o time alviverde levando a melhor e vencendo por 3 a 1. Na ocasião, Paulo Nunes e Oséas provocaram os corintianos na comemoração de um dos gols e o clima esquentou.
Em abril, os times não se enfrentaram. O Dérbi voltou a acontecer apenas em maio. Após passar pelo Vasco e Jorge Wilstermann nas oitavas, Palmeiras e Corinthians se encontraram nas quartas de final da Libertadores.
E no dia 5 daquele mês, o Verdão venceu por 2 a 0 com uma grande atuação do goleiro Marcos. Uma semana depois, os times voltaram a se enfrentar e dessa vez o Corinthians devolveu o placar, levando a decisão da vaga para as semifinais aos pênaltis.
Mas, assim como aconteceu na ida, a estrela do goleiro Marcos brilhou na disputa, com o goleiro palmeirense pegando a cobrança de Vampeta e vendo o atacante Dinei mandando para fora. Com a vitória, o Palmeiras seguiu na Libertadores e viria a ser campeão.
E a emoção do Dérbi não parou por aí. Palmeiras e Corinthians voltaram a se encontrar na decisão do Campeonato Paulista. No dia 13 de junho, o Timão fez 3 a 0 no Verdão e praticamente garantiu o título estadual.
Tanto que uma semana depois, no dia 20, quatro dias após o Palmeiras conquistar a América, o Corinthians abriu o placar, permitiu a virada adversária, mas empatou aos 28 da etapa final. Após o 2 a 2, Edilson resolveu fazer embaixadinhas e o resto é história.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.