De 4ª força a melhor do Brasil: como o Corinthians celebra o seu 107º aniversário
Bi mundial, campeão da Libertadores, hexa brasileiro, dono de 28 paulistas. A lista de títulos do Sport Club Corinthians Paulista é vasta e contribuiu para que ele se tornasse em um dos mais populares do país. E nesta sexta-feira (1º), o clube completa mais um ano de história, o 107º aniversário. Nada melhor do que comemorar a data na liderança do Brasileirão, em uma temporada marcada pela superação, recordes e um futebol de qualidade.
Apontado por parte da imprensa como a quarta força de São Paulo no início do ano, o Corinthians conseguiu mostrar em campo que as previsões estavam equivocadas. Em 53 jogos disputados até o momento, o time perdeu apenas quatro. Foram 32 vitórias, 73 gols marcados e 28 sofridos. Números impressionantes, que fizeram do Corinthians o melhor do Brasil, para desespero dos rivais. A Jovem Pan apresenta cinco motivos para os torcedores comemorarem o aniversário do clube e almejarem novas conquistas:
Campanha histórica
Depois do título estadual, o Corinthians iniciou sua trajetória no Brasileirão de forma arrasadora. Nos primeiros 19 jogos, foram 14 vitórias e cinco empates, números que garantiram ao time o melhor turno da história dos pontos corridos. A primeira derrota aconteceu apenas no segundo jogo do returno, diante do Sport – na sequência perdeu para o Atlético-GO. A vantagem para o vice-líder segue grande (10 pontos), mas o sinal de alerta está ligado, segundo o técnico Fábio Carille.
Artilheiro inédito
Em 59 edições do Campeonato Brasileiro, o Corinthians nunca teve um artilheiro. Os mais próximos de liderarem a tabela de goleadores foram Carlos Tevez em 2005, quando marcou 20 gols contra 22 de Romário (Vasco), e Marcelinho Carioca em 1998, que marcou 19 e foi superado por Viola (Santos), autor de 21. Este ano, Jô pode pôr fim ao jejum. O camisa 7 alvinegro divide a artilharia do Brasileirão com Henrique Dourado (Fluminense), com 12 gols.
Defesa sólida
Um dos pontos fortes, se não o maior, do Corinthians na temporada 2017 é a sua defesa. Nos 53 duelos disputados até o momento, a meta alvinegra foi furada apenas 28 vezes. No Brasileirão, apenas 11 gols foram sofridos – em 2015, por exemplo, a defesa do hexa, formada por Gil e Felipe, sofreu 31 gols em 38 partidas. O desempenho defensivo do Timão é tão impressionante, que Cássio, Fágner e Balbuena foram convocados para as seleções Brasileira e paraguaia.
Carille em alta
A desconfiança em torno de Fábio Carille era enorme no início da temporada. O treinador que em 2016 falhou quando assumiu o cargo de forma interina conseguiu dar a volta por cima este ano e é um dos grandes responsáveis pelo excelente momento vivido pelo Corinthians. Sem reforços de peso, o treinador montou um time competitivo e eficiente. Soube extrair o melhor de cada atleta, assim como fazia seu mentor e ídolo alvinegro, Tite.
A força do terrão
No Brasil, quando falta dinheiro para investir em reforços, os times recorrem à base. No Corinthians não foi diferente este ano. E para a alegria dos alvinegros, a receita deu certo. Guilherme Arana, Maycon, Pedro Henrique e Pedrinho se juntaram a Fágner e Jô, também formados no “terrão”, para defenderem o time na temporada. Os corintianos mais saudosistas vão dizer que já viram um filme assim, lá em 1990, com Ronaldo, Marcelo Djian, Márcio Bittencourt, Dinei…
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.