Depois de três décadas, Liverpool e Roma se reencontram em jogo decisivo da Liga dos Campeões
Depois de surpreenderem e eliminarem os favoritos Manchester City e Barcelona, Liverpool e Roma vão se enfrentar nesta terça-feira (24), às 15h45min, no estádio Anfield Road, pelas semifinais da Liga dos Campeões.
Além da briga por uma vaga na final, o duelo marca o reencontro das equipes em um duelo decisivo da principal competição de clubes do mundo, quase 34 anos depois de terem disputado o título do torneio, que na época se chamava Copa dos Campeões da Europa. Na oportunidade, os ingleses levaram a melhor sobre os italianos e venceram nos pênaltis.
E assim como em 1984, este ano tudo pode acontecer, mesmo com o Liverpool tendo vantagem no histórico do confronto – em cinco jogos foram duas vitórias, dois empates e uma derrota – e mais tradição na competição europeia.
Retrospecto
A Roma está invicta na Liga dos Campeões deste ano jogando no Estádio Olímpico – quatro vitórias e um empate. O retrospecto é positivo ainda mais pelo fato do time ter avançado ao mata-mata em um grupo que tinha Chelsea e Atlético de Madrid.
Nas oitavas de final, os italianos passaram pelo perigoso Shakhtar Donetsk e virou o duelo contra o todo-poderoso Barcelona de forma heroica nas quartas de final, com um triunfo por 3 a 0 em casa após derrota por 4 a 1 no Camp Nou, na ida.
Já o Liverpool se destacou pelas goleadas ao longo da competição. Por duas vezes, o time inglês venceu por 7 a 0. A primeira sobre o Maribor e depois contra o Spartak Moscou. Nas oitavas de final, já sem Coutinho, o time atropelou o Porto.
Mas, foi nas quartas de final que o Liverpool encarou seu maior desafio na Liga dos Campeões até o momento. Os “Reds” enfrentar o Manchester City do técnico Pep Guardiola e garantiu a classificação às semifinais com duas vitórias: 3 a 0 e 2 a 1.
Brasileiros em ação
Praticamente garantidos na Copa do Mundo, Roberto Firmino e Alisson estarão em lados opostos nesta terça. O camisa 9 do Liverpool vive o melhor momento da carreira. Ao todo foram 25 gols marcados, sendo oito na Liga dos Campeões.
Já Alisson ajudou a Roma a ser uma das defesas menos vazada da competição europeia junto com o Real Madrid, ao sofrer apenas 12 gols. Suas atuações vêm, inclusive, chamando a atenção dos grandes da Europa.
Reencontro
Não é apenas Liverpool e Roma que vão se reencontrar em um jogo decisivo da Liga dos Campeões. A partida desta terça marcará também o reencontro de Mohamed Salah, destaque dos “Reds” com seu antigo clube, a Giallorossi.
O egípcio foi contratado pelo Liverpool no início da temporada pelo valor de 42 milhões de euros e se tornou o africano mais caro da história. O investimento deu resultado, pois o atacante é um dos artilheiros dos Reds na Liga dos Campeões com oito gols.
Baixas
O técnico Jürgen Klopp não poderá contar com importantes jogadores para a partida contra a Roma. O zagueiro Matip e os meio-campistas Can e Lallana, estão sem condições de jogo. Por outro lado, o zagueiro Lovren, estará de volta após se recuperar de contusão.
Na Roma, o técnico Eusebio Di Francesco não terá problemas para escalar seu time. No final de semana, pelo Campeonato Italiano, o lateral Florenzi, o volante De Rossi e o atacante Dzeko foram poupados e estão aptos para entrar em campo diante do Liverpool.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.