Do céu ao inferno: Após seis anos da “Barcelusa”, Portuguesa vive drama na Copa Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2017 17h30 - Atualizado em 09/11/2017 07h56
Divulgação Portuguesa Futebol Copa Paulista Portuguesa Portuguesa precisa reverter a vantagem conquista pela Ferroviária no primeiro duelo da semifinal da Copa Paulista para seguir viva

No dia 8 de novembro de 2011, a Portuguesa confirmava o título da Série B do Brasileirão e coroava a brilhante campanha que lhe garantiu o apelido de “Barcelusa”. Comandado pelo técnico Jorginho, o time do Canindé sustentou 22 jogos de invencibilidade, liderou 32 das 38 rodadas da competição e se tornou campeão com 17 pontos de vantagem para o vice Náutico.

Entretanto, seis anos depois, a realidade da Portuguesa é puro contraste e o clube vive um drama. O time que encantou o Brasil, com um futebol ofensivo (82 gols marcados), agora luta para chegar à decisão da Copa Paulista e, quem sabe, assegurar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e o calendário completo para o próximo ano.

A Copa Paulista, torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol para os times do estado de São Paulo que não disputam nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro no segundo semestre, garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D. Como a Lusa já está confirmada no torneio de mata-mata, devido ao ranking da CBF, o objetivo é a Série D.

Porém, a missão não será fácil, assim como foram os últimos anos da Portuguesa e de sua torcida. Neste sábado (11), a Portuguesa volta a encarar a Ferroviária nas semifinais da competição estadual. No primeiro confronto, a Lusa foi derrotada em casa por 2 a 0. Para seguir à decisão, o time do Canindé precisa superar a diferença de gols ou igualar e depois buscar a classificação nos pênaltis.

Caso avance, a Lusa enfrentaria o vencedor do duelo entre XV de Piracicaba, atual campeão da Copa Paulista, e Internacional de Limeira, atual vice-campeão da Série A3 do Campeonato Paulista. No primeiro duelo, o time de Piracicaba levou a melhor e venceu por 2 a 1. Agora, neste sábado (11), os times se enfrentam na cidade de Limeira.

A derrocada da Lusa

O drama da Portuguesa começou com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2013, causado pela escalação irregular no meia Héverton. Nos anos seguintes, o time caiu da Série B para a C (2014) e da Série C para a Série D (2016), além do rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista (2015).

Este ano, em meio a uma grave crise política e financeira, a Lusa acabou sendo eliminada de forma precoce na Série D do Campeonato Brasileiro, colocando em risco o calendário do time na próxima temporada. Até o momento, o clube tem confirmada a participação apenas na Série A2 Estadual, Copa Paulista e Copa do Brasil.

Em 2011, Portuguesa conquistou o inédito título da Série B do Brasileirão com uma campanha histórica: 23 vitórias, 12 empates, três derrotas, 82 gols marcados e 32 gols sofridos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.