Ex-jogador George Weah toma posse como presidente da Libéria

  • Por EFE
  • 22/01/2018 11h03 - Atualizado em 22/01/2018 11h04
AHMED JALLANZO / EFE Bola de Ouro em 1995, Weah foi eleito presidente da Libéria por 61,5% dos votos

O ex-jogador George Weah tomou posse nesta segunda-feira (22) como presidente da Libéria, substituindo a vencedora do Nobel da Paz, Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher a ser eleita chefe de Estado de uma nação africana, no que representa a primeira transferência de poderes entre dois presidentes eleitos democraticamente no país em 74 anos.

Weah, de 51 anos e considerado o melhor jogador africano da história, jurou seu cargo perante cerca de 35.000 pessoas, entre elas vários presidentes do continente, no estádio Samuel Kanyon Doe, situado nos arredores da capital Monróvia.

Junto a ele, tomou posse como vice-presidente Jewel Howard-Taylor, sobre quem os analistas colocaram dúvidas durante a campanha por ser ex-mulher do ex-presidente Charles Taylor, que cumpre 50 anos de condenação em uma prisão britânica pelo seu papel durante a guerra civil de Serra Leoa.

Como jogador de futebol, George Weah foi o primeiro jogador africano a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa e pela France Football, em 1995. Ele jogou em times como Monaco, PSG, Milan e PSG, e aposentou-se dos gramados em 2003, após 169 gols marcados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.