Ajax bate Tottenham em Londres e fica perto da final da Liga dos Campeões
Com uma campanha incrível como visitante nesta edição da Liga dos Campeões, o Ajax se aproximou da decisão do torneio ao vencer o Tottenham por 1 a 0 nesta terça-feira (30), fora de casa, em jogo de ida pelas semifinais. O único gol da partida disputada em Londres foi marcado por Van de Beek no começo do duelo.
Para ir à final continental pela primeira vez, o Tottenham terá que vencer em Amsterdã, na quarta-feira da semana que vem, por qualquer placar. Se devolver o 1 a 0, precisará resolver na prorrogação ou nos pênaltis, caso não haja gols no tempo extra.
O Tottenham não contou com seus dois principais homens de frente. Harry Kane, artilheiro da última Copa do Mundo, está lesionado e dificilmente voltará a jogar nesta temporada. Son Heung-Min, destaque nas quartas de final, contra o Manchester City, cumpriu suspensão.
Pochettino optou por escalar a equipe com três zagueiros, mas teve que abrir mão do esquema aos 39 minutos e mandar o meia Sissoko a campo porque o zagueiro Vertonghen se chocou com Alderweireld, companheiro de time, e levou a pior.
No Ajax, o técnico Erik ten Hag colocou Veltman como titular no lugar do lateral-direito Mazraoui, que se machucou no último duelo contra a Juventus e começou no banco. O marroquino entrou na segunda etapa no lugar de Schöne. Já o lateral-esquerdo Tagliafico, que estava suspenso na segunda partida contra a Juventus, em Turim, hoje começou jogando.
No começo do duelo, o atual vice-campeão holandês foi o dono da bola, rondando a área de Lloris. No primeiro lance de maior perigo, aos 15 minutos, os visitantes fizeram 1 a 0. David Neres fez boa jogada individual pela esquerda e tocou para Ziyech, que rolou a bola para dentro da pequena área. Van de Beek apareceu livre, tirou o goleiro francês e balançou a rede.
A partir de então, a partida ficou lá e cá, e os dois times criaram. Aos 24 minutos, em bonita troca de passes, Van de Beek recebeu de Tadic e até poderia ter devolvido, mas optou por finalizar e parou em Lloris. Na resposta dos ‘Spurs’, um minuto depois, Trippier cobrou falta na ponta direita e colocou na cabeça de Llorente, que concluiu rente à trave.
O Tottenham voltou do vestiário atacando mais, mas correndo riscos com as saídas rápidas do adversário. Numa delas, com um minuto, Tagliafico escapou da esquerda pelo meio e chutou de fora, perigosamente à esquerda do gol.
A defesa do Ajax dava pouco espaço, e o time da casa abusava do chuveirinho, sem sucesso. Aos 10, Trippier cruzou, e Dele Alli arrematou para fora. Aos 16, Lucas colocou na área, mas o desvio de Llorente foi falho.
Aos 29 minutos, Eriksen inverteu da direita para a esquerda, e Rose bateu bloqueado por Veltman. Três minutos depois, o Ajax deu o troco em mais uma linha de passe em alta velocidade até a bola chegar a David Neres, que acertou a trave esquerda.
Com alguma organização, mas pouca criatividade, o Tottenham abusou da bola aérea até o fim, mas não teve êxito. Aos 45, Dele Alli preparou de cabeça, e Lucas não pegou em cheio, cedendo tiro de meta.
Tetracampeão da principal competição interclubes da Europa, o Ajax iniciou a campanha na Champions antes mesmo da fase de grupos, na segunda etapa preliminar. Desde então, jogou fora de casa nove vezes, com quatro empates e cinco vitórias.
Desde as oitavas, os jogadores comandados por Erik ten Hag derrubaram os gigantes Real Madrid e Juventus com triunfos como visitantes, o que os coloca em um seleto grupo de equipes que venceram as três partidas de mata-mata em território inimigo – e todos chegaram à final. O Liverpool de 1983-1984, o Bayern de Munique de 2012-2013 e o próprio Real da temporada passada foram campeões. Já o Real de 1961-1962 foi vice.
Os Spurs, que emplacaram quatro vitórias em quatro jogos no novo estádio, amargaram a segunda derrota seguida. No sábado (27), o time dirigido por Mauricio Pochettino perdeu para o West Ham por 1 a 0, pelo Campeonato Inglês.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.