Real Madrid vence Liverpool por 1 a 0 e é campeão da Champions League

Clube espanhol conquistou seu 14º título europeu e segue como o maior campeão do principal torneio do planeta; gol foi anotado pelo brasileiro Vinicius Júnior

  • Por Jovem Pan
  • 28/05/2022 15h06 - Atualizado em 28/05/2022 18h43
Reprodução/Twitter/RealMadrid Vinicius Junior Vinicius Junior marcou o único tento espanhol para selar o décimo quarto título europeu do Real Madrid

O Real Madrid venceu o Liverpool por 1 a 0, na tarde deste sábado, 28, e sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da Europa. Trata-se da décima quarta conquista do clube espanhol, que ostenta a marca de maior campeão europeu. O início da partida estava previsto para às 16 horas, no horário de Brasília, mas foi adiado em razão de problemas de segurança nos arredores do Stade de France, em Paris, na França. Torcedores sem ingresso invadiram as dependências do estádio e policiais utilizaram gás de pimenta para dispersar centenas de espectadores.

Veja abaixo a cobertura minuto a minuto da Jovem Pan da decisão do maior torneio de clubes do mundo:

COURTOIS SALVA O REAL – Em jogada dinâmica pela direita, Mo Salah chuta rasteiro na entrada da área e o goleiro vai, no cantinho, tirar a bola em direção do gol. Muito perigo!


ESTATÍSTICAS DA PARTIDA – Liverpool com 19 chutes na direção do gol nesse momento e sete deles no alvo. Já o Real foi certeiro, pois dos nove chutes, apenas um foi em direção ao gol. E entrou.


JOGO EQUILIBRADO – Segundo tempo de jogo com 52% de posse de bola para o Real Madrid e 48% para o Liverpool. Times buscam ocupar o campo de ataque adversário.


DEFESAÇA DO GOLEIRO MADRILENHO – Mo Salah leva a bola pelo lado direito, corta para o meio e, próximo da meia lua, arrisca um chute forte no canto. Courtois se estica e tira a bola da pequena área.


GOOOOOL DO REAL MADRID – E é gol brasileiro! Os brancos realizam boa jogada pelo lado direito do meio campo. Com cruzamento de Valverde, a bola cruza a grande área e sobra para Vini Junior, que empurra para o fundo do gol. É 1 a 0 a para o Real.


MELHOR MOMENTO DO LIVERPOOL – Clube inglês concentra as ações no jogo e ronda a área do Real Madrid. Obriga o goleiro belga a realizar boas defesas e marca pressão nesse início da etapa final.


INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO – Os clubes voltam para a decisão nos últimos 45 minutos de jogo!


FIM DE PRIMEIRO TEMPO – Real Madrid e Liverpool empatam em zero a zero. Clube inglês criou mais oportunidade e teve as melhores chance de gol, mas o time espanhol criou enorme perigo ao colocar a bola no fundo do gol em um lance anulado pela arbitragem.


ANULADO – No ataque do Real Madrid, Benzema recebe um cruzamento no lado direito da área, finta a zaga e tenta driblar Alisson. Na confusão, a bola sobra para o atacante francês que fuzila para o fundo do gol. O bandeirinha, porém, anulou a jogada. Lance passou pela revisão e não foi validado!


PASSA PERTO – Em jogada ensaiada no escanteio, o Liverpool quase chega ao primeiro gol da partida. Bola jogada na área, defesa espanhola tira o perigo e, na sobra próximo à meia lua, Henderson pega de primeira e abola passa próxima do gol.


ATAQUE DO REAL MADRID – Após jogada de Vini Jr. pelo lado esquerdo do campo, o Real consegue um escanteio, alça a bola na grande área e, no bate e rebate, o goleiro brasileiro Alisson realiza a defesa. Madrid busca encontrar um ritmo no ataque!


NOVAMENTE SALAH – O egípcio recebe um cruzamento na marca do pênalti e leva perigo para o gol do Real Madrid aos 35 minutos. O goleiro belga Courtois realiza a defesa. Melhor momento dos Reds!


JOGO TRUNCADO – Real e Liverpool se estudam no meio campo. O clube espanhol tenta encontrar um momento na partida. Liverpool já chutou quatro bola no gol madrilenho.


VINI JR. TENTA, MAS PARA EM ALISSON – Aos 25 minutos, em uma das primeiras escapadas do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Júnior tentou surpreender o goleiro Alisson com um chute por cobertura. O arqueiro do Liverpool fez uma fácil defesa.


NA TRAVE – Aumenta a pressão do Liverpool. Mané costurou a defesa do Real Madrid e, de perna direita, finalizou contra o gol de Courtois. O belga espalmou e a bola bateu na trave, em mais uma linda defesa. Em 22 minutos de jogo, os ingleses mandam na partida.


MAIS UMA CHEGADA DO LIVERPOOL – Em mais uma jogada pelo lado esquerdo da defesa do Real Madrid, o lateral Arnold troca passes com Salah e finaliza para fora.


SALVA COURTOIS – Primeira grande chance do jogo: Arnold foi até a linha de fundo e cruzou para Salah, que finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Courtois. O belga fez uma linda defesa para salvar o Real Madrid. Só dá Liverpool!


JOGO ESTUDADO – Com 13 minutos jogados no primeiro tempo, não houve nenhuma finalização aos gols de Courtois e Alisson. A equipe inglesa tem mais posse de bola, mas ainda não ameaçou o goleiro belga.


DISPOSIÇÃO TÁTICA DAS EQUIPES – Liverpool e Real Madrid entraram em campo em um 4-3-3 clássico. Do lado merengue, o uruguaio Federico Valverde, meio-campista de origem, atua aberto pela direita do ataque, ao lado de Vinicius Júnior e Benzema. Quando a equipe de Carlo Ancelotti fica sem a bola, porém, Valverde volta para a segunda a linha, em um 4-1-4-1. O time de Jurgen Klopp, por outro lado, tem Luis Díaz, Salah e Mané na linha ofensiva.


PRESSÃO DOS REDS – O Liverpool começa o jogo pressionando a saída de bola do Real Madrid. Nos primeiros três minutos, em pelo menos duas ocasiões o time inglês avançou os jogadores para o campo de defesa dos merengues. Em uma delas, o goleiro Courtois teve que despachar a bola com um chutão.


APITA O ÁRBITRO – Bola rolando em Paris. Liverpool e Real Madrid decidem a Liga dos Campeões a partir de agora. Quem conquistará a Orelhuda?


PRÉ-JOGO – Depois de dois adiamentos, as duas equipes estão no gramado do Stade de France, em Paris. A bola vai rolar em breve.


PRÉ-JOGO – Telões no estádio afirmam que, devido a problemas de segurança no entorno do estádio, o início do jogo, previsto para começar às 16 horas, será adiado em 30 minutos. Jornalistas locais afirmam que houve invasão de torcedores sem ingressos.


PRÉ-JOGO – De última hora, o meio-campista Tiago Alcântara se retirou do aquecimento preparatório para a final da Liga dos Campeões e não iniciará a partida. Naby Keita irá jogar em seu lugar. Antes deste sábado, especulava-se sobre a presença do espanhol na decisão e sua presença foi listada pelo clube como questionável. Durante a semana, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, havia afirmado que contava com a presença do bicampeão europeu.


PRÉ-JOGO – No apito final que selou a classificação do Real Madrid para as finais da Liga dos Campeões, ao derrotar o Manchester City no Santiago Bernabéu, o atacante Mo Salah publicou em seu Instagram que têm ‘contas a acertar’ com o clube madrilenho. Isso porque, no último confronto entre os dois times, em 2018, na finalíssima, o egípcio se lesionou no primeiro tempo e não atuou durante boa parte da decisão europeia.


PRÉ-JOGO – Após a divulgação da escalação, destaque para o lateral do Liverpool, Alexander-Arnold. Com a disputa da final em 2018 e em 2019, caso entre em campo hoje, o britânico ira se tornar o mais jovem atleta a disputar três finais de Liga das Campeões da Europa!


TIMES ESCALADOS! – Real Madrid e Liverpool divulgam os times que irão à campo no Stade de France, em Paris. Destaque para o número de brasileiros que irão à campo. Do lado inglês, o goleiro Alisson e o meio-campista Fabinho. Para os espanhóis, o zagueiro Éder Militão, o meio-campista Casemiro e o atacante Vini Júnior.


Liverpool busca igualar o Milan como segundo time com mais conquistas de Champions League. O clube inglês luta para levar seu sétimo título da Liga das Campeões para o Anfield. Já o Real Madrid deseja tornar-se rei da Europa pela 14ª temporada.

Boa tarde! Estamos começando aqui a transmissão minuto a minuto da final da Liga dos Campeões da Europa entre Real Madrid e Liverpool!