Bayern vence e assume liderança do Alemão; Borussia empata com o Schalke
O Bayern de Munique sofreu, mas venceu o Union Berlim por 2 a 1 neste sábado e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Alemão, enquanto Schalke 04 e Borussia Dortmund empataram sem gols no clássico da Bacia do Ruhr.
Em jogo que abriu a programação deste sábado, o Bayern abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo na Allianz Arena. Joshua Kimmich cobrou falta na área, e o goleiro do Union Berlim, Rafaell Giekiwciz, saiu da meta para afastar. No rebote, porém, Benjamin Pavard emendou de voleio, de fora da área, e marcou um golaço.
O segundo gol dos anfitriões, que tiveram mais uma vez o meia Philippe Coutinho como titular, veio só no segundo tempo, aos 8 minutos, quando Robert Lewandowski ampliou em jogada individual.
Apesar dos dois gols de desvantagem, o Union Berlim foi em busca do empate e teve dois pênaltis ao seu favor. O primeiro, cobrado por Sebastian Andersson, foi parado pelo goleiro Manuel Neuer. Já o segundo acabou convertido por Sebastian Polter, faltando apenas quatro minutos para o fim do duelo.
A vitória deixa o Bayern no primeiro lugar, com 18 pontos, mas os comandados de Niko Kovac podem ser superados amanhã, quando Borussia Mönchengladbach e Wolfsburg jogam suas partidas da rodada.
No clássico da Bacia do Ruhr, Schalke 04 e Borussia Dortmund empataram sem gols na Veltins Arena. A melhor chance do jogo foi dos donos da casa, superiores ao longo dos 90 minutos de duelo, com uma cabeçada no travessão de Salif Sanei.
O empate foi ruim para as duas equipes. O Borussia até subiu para o terceiro lugar, com 16 pontos conquistados, mas poderia ter se igualado ao Bayern na liderança do torneio e também pode ser ultrapassado por Mönchengladbach e Wolfsburg amanhã. Já o Schalke se manteve na sétima colocação, com 15 pontos na tabela.
Quem aproveitou o tropeço foi o Freiburg, novo vice-líder do torneio, que passou pelo RB Leipzig, em duelo direto pelas primeiras posições na tabela, por 2 a 1.Nicolas Hofler abriu o placar para os anfitriões pouco antes do intevalo e Niels Petersen, já no segundo tempo, fez o segundo. Os visitantes só descontaram nos acréscimos, com Lukas Klostermann.
A derrota deixa o Leipzig no sexto lugar, com os mesmos 15 pontos do Schalke, e dois a menos que o Freiburg, que, por sua vez, está a um do Bayern de Munique.
Já o Bayer Leverkusen, jogando em casa, perdeu a chance de pular para o topo na tabela e só empatou com o Werder Bremen por 2 a 2.
Com o brasileiro Paulinho entrando só no segundo tempo, os anfitriões contaram com a ajuda de Omer Toprak, que marcou contra logo aos 4 minutos de jogo, para sair na frente do marcador na Bay Arena.
O que o Leverkusen não esperava era uma virada, que veio apenas em oito minutos, tirando o intervalo do jogo. Milot Rashica empatou ainda na etapa inicial, aos 40, e Davy Klaassen fez o segundo do Werder aos três minutos do segundo tempo.
Os donos da casa conseguiram o empate aos 23, com Lucas Alario, que evitou a derrota. Ainda assim, este foi o terceiro jogo seguido do Leverkusen sem vitória no Alemão.
O ponto único deixa o time fora da zona de classificação para as competições europeias, no oitavo lugar, com 15 pontos, atrás de Schalke e Leipzig pelos critérios de desempate. O Werder, por sua vez, se manteve no 12º lugar, com dez pontos conquistados.
Nos outros jogos deste sábado, o Hoffenheim venceu o Hertha Berlim, fora de casa, por 3 a 2. E o Paderborn, lanterna do Alemão, conseguiu sua primeira vitória no torneio ao bater o Fortuna Dusseldorf por 2 a 0.
*Com informações de EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.