“Desconhecido”, brasileiro estreia na Premier League e sonha com Seleção: “minha meta”
Alisson, Ederson, Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Willian, Fred, Fernandinho, Felipe Anderson, Lucas Moura, Richarlison, David Luiz, Danilo… Dos 20 brasileiros inscritos na Premier League, poucos são tão “desconhecidos” quanto Bernardo Fernandes da Silva Junior. O lateral-esquerdo de 23 anos recém-contratado pelo Brighton & Hove Albion faz companhia a Léo Bonatini como o jogador brasileiro “menos famoso” da liga nacional mais forte do mundo.
Mas se engana quem pensa que Bernardo é um atleta qualquer. Apesar da pouca idade e de não ser tão conhecido no Brasil, o jovem revelado pelo Audax já jogou na Áustria (Red Bull Salzburg) e foi um dos destaques do surpreendente Red Bull Leipzig, vice-campeão alemão na temporada 2016/17.
Contratado em julho pelo modesto Brighton, clube que, em 2017, voltou à elite inglesa após 34 anos, o lateral-esquerdo já sonha com uma futura convocação à Seleção Brasileira. Ele é jovem, tem boa estatura (1,86m) e é conhecido pela versatilidade – ambidestro, já jogou na lateral-direita e também como meio-campista. Características que, na sua visão, podem agradar ao técnico Tite.
“Estar na Seleção Brasileira é um dos meus objetivos”, afirmou Bernardo, em entrevista exclusiva ao repórter André Ranieri, da Rádio Jovem Pan. “Inclusive, esse fator pesou para a minha mudança para a Premier League. Esse é um campeonato que todos assistem. É lógico que não é fácil, a concorrência é muito grande, mas tem toda uma nova geração por vir. Da minha geração, inclusive, eu não vejo muitos jogadores que tenham percorrido o caminho que eu venho percorrendo, de ter sido vice-campeão alemão, ter disputado Champions League, estar na Premier League… Ser convocado é uma das minhas metas, sim”, acrescentou.
Forte defensivamente, Bernardo se considera um jogador “mais tático do que técnico”. “A questão tática aqui é muito mais importante. Na Europa, o jogador que tem boa leitura tática é muito mais valorizado do que no Brasil. Eu era novo, é claro, mas talvez por isso eu não tenha aparecido tanto no Brasil”, explicou. “Eu me considero um atleta com boa leitura tática, o que me possibilita jogar em diferentes funções. A minha formação no Audax, que é um clube diferente no Brasil, pode ter contribuído para isso.”
No Brasil, Bernardo surgiu no Grêmio Osasco Audax e, rapidamente, foi negociado com o Red Bull Brasil. Do time campineiro, pintou a oportunidade de jogar no Red Bull Salzburg (Áustria) e, depois, no Red Bull Leipzig (Alemanha). A experiência de atuar em um campeonato como a Premier League já o impressionou – ele foi titular na estreia do Brighton na atual temporada, a derrota por 2 a 0 para o Watford, fora de casa.
“Senti muitas diferenças, um impacto muito grande”, revelou. “Eu estava no Campeonato Alemão, que já é muito forte, mas, aqui na Inglaterra, realmente, o nível é um pouco mais elevado. O Campeonato Alemão já é um campeonato de muita força física, mas o Inglês é contato a todo momento e muita, mas muita, velocidade. O futebol na Alemanha já é muito rápido, de muito contra-ataque e vai-e-vem, mas aqui o ritmo é muito alto”, finalizou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.