Espanha e Portugal querem sediar Copa de 2030, mas Marrocos não confirma parceria

  • Por Jovem Pan
  • 13/02/2019 12h42
EFE EFE Copa do Mundo pode acontecer em 2 continentes diferentes

A parceria entre Espanha, Portugal e Marrocos pode sediar a Copa do Mundo de 2030. A candidatura do trio não está confirmada porque os marroquinos ainda cogitam outras opções. Mas uma visita de Estado pode decidir isso nesta semana.

Os reis Felipe e Letizia vão ficar 2 dias no Marrocos, convidados pelo rei Mohammed VI, de Marrocos. O encontro tem como objetivo reforçar a “excelente” relação em todos os âmbitos, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores espanhol. Não está confirmado se a candidatura tripla para a sediar a Copa do Mundo de 2030 será um dos assuntos abordados durante a visita real. Mas a corte da Espanha já avisou que “o plano seguirá adiante”.

O presidente do governo, Pedro Sánchez, propôs a iniciativa a Mohammed VI no dia 19 de novembro do ano passado, durante a sua visita a Rabat, a primeira que fez desde que chegou ao poder. Segundo Sánchez, o monarca marroquino foi “muito receptivo” em relação à ideia. A intenção era que os três países começassem a trabalhar nela.

Sánchez disse que se tratava de uma candidatura “muito competitiva”, já que seria a primeira vez que a Copa do Mundo seria realizada em dois continentes, Europa e África – o que inclusive requer uma modificação prévia dos estatutos da Fifa.

Dois dias depois da viagem a Rabat, Sánchez se reuniu com o primeiro-ministro português, António Costa, ao qual expressou “entusiasmo fervente” pela proposta, que Portugal considera boa, embora com cautela.

O governo marroquino anunciou no dia seguinte que ainda não tinha tomado uma decisão sobre a oferta da Espanha e que a comunicaria quando tivesse uma posição, segundo afirmou o porta-voz do governo, Mustafa El Khalfi.

Outra opção

Marrocos já tentou ser sede da Copa do Mundo em cinco ocasiões desde 1994, mas sempre sem sucesso. Agora, além da proposta lançada pela Espanha, está no ar outra eventual candidatura conjunta entre três países para 2030: Marrocos, Argélia e Tunísia, impulsionados pela União do Magrebe Árabe.

A previsão da Fifa é que a escolha da sede de 2030 seja decidida em 2022, ano da Copa do Mundo no Catar. A candidatura conjunta de Argentina, Uruguai e Paraguai pediu uma antecipação para 2020, mas a Fifa ainda não tomou uma decisão a respeito.

As relações entre Espanha e Marrocos no futebol foram reforçadas no dia 13 de agosto do ano passado, com a disputa da final da Supercopa da Espanha entre Barcelona e Sevilla na cidade de Tânger.

Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.