Ex-presidente do Barcelona diz que time perdeu “estilo de futebol genuíno”
Ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta, disse que o clube catalão perdeu o “estilo genuíno de futebol”. Segundo ele, foi isso que gerou fracassos nas competições internacionais recentes.
“‘Mais que um Clube’ não é um slogan. É uma declaração de princípios, temos uma referência que era o estilo genuíno do futebol que Johan Cruyff nos ensinou. Agora o clube se ressente de se afastar disso”, disse o ex-presidente do clube espanhol.
Laporta, que foi o convidado de honra em uma conferência sobre liderança empresarial na capital colombiana, destacou “a vontade global” que a equipe adquiriu sob seu mandato, sem esquecer o arquiteto dos resultados no banco, Josep Guardiola. “Nunca em um esporte coletivo ganha apenas um, o que triunfa é o time”, acrescentou.
O advogado e político catalão, que presidiu o Barcelona entre 2003 e 2010, se referiu ao momento da sua carreira como dirigente quando contratou Guardiola, que estava no Barcelona B.
“Fizemos isso pois era uma maneira de ser coerente com quem somos, pelo estilo genuíno de jogar futebol. O tempo acabou nos dando a razão, eles (jogadores e treinadores) foram os verdadeiros arquitetos, isso está claro”, sentenciou.
Durante seu mandato, o clube conquistou mais de 50 títulos oficiais em diferentes modalidades, em destaque duas Ligas de Campeões da Europa (2006 e 2009), uma Euroliga de basquete (2010) e uma Copa da Europa de handebol (2005), entre outros.
Laporta concluiu seu mandato no Barcelona em 2010 e perdeu as eleições cinco anos mais tarde para o atual presidente, Josep Maria Bartomeu.
Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.