Federação alemã propõe teto salarial: ‘temos que aproximar o futebol das pessoas’

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2020 16h02
Reprodução Fritz Keller, presidente da Federação de Futebol da Alemanha (DFB, em inglês)

O presidente da Federação de Futebol da Alemanha (DFB), Fritz Keller, propôs que os clubes imponham limites salariais para que o esporte seja mais sustentável. Em um comunicado divulgado no site oficial do órgão, ele afirmou que a pandemia apresentou uma oportunidade de reformulações na modalidade para o futuro.

A medida é adotada em algumas ligas dos Estados Unidos. Na NBA, por exemplo, a liga define anualmente o limite – chamado de “salary cap” – que cada franquia poderá dispensar para o pagamento dos salários.

“Temos de aproximar o futebol profissional das pessoas novamente”, disse Keller. “Temos que pensar em um teto salarial. Comissões para consultores de jogadores e enormes quantias de transferências irritam cada vez mais nossa sociedade e deixam nosso amado esporte alienado”.

Para ele, o futebol precisa ser autocrítico, e a crise causada pela covid-19 “oferece a oportunidade de olhar para o futuro e reposicionar o futebol”. “Vejo o futebol como responsável por contribuir. Testes preventivos em larga escala podem ajudar a conter a pandemia até que uma vacina seja desenvolvida. A política e a ciência devem decidir em favor da prevenção testes, o futebol dará sua contribuição para o sucesso desta medida: com seu poder unificador, popularidade, logística e infraestrutura.”

* Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.