Final da Liga dos Campeões terá 4 brasileiros que provavelmente irão para Copa América

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2019 09h34
Lucas Figueiredo/CBFAlisson conseguiu brilhar em duas viradas contra o Barcelona, espantando desconfianças

A fase de mata-mata da Liga dos Campeões começou com 37 jogadores brasileiros classificados. Destes, apenas 4 conseguiram chegar na final. Mas são atletas importantes, que foram decisivos e provavelmente vão defender a Seleção Brasileira na Copa América.

No Liverpool, primeiro time a garantir classificação à final da Liga dos Campeões, tem 3 brasileiros: Alisson, Roberto Firmino e Fabinho. O goleiro estreou na Seleção em 2015 e aos poucos virou titular absoluto, disputando inclusive a Copa do Mundo de 2018. Por muito tempo ele foi alvo de desconfianças, mas aos poucos superou qualquer crítica. Recentemente ele participou de duas viradas históricas contra o Barcelona na Liga dos Campeões, primeiro pela Roma e agora no Liverpool. Nesta semana foi um dos melhores em campo na goleada por 4 a 0. Então só algo muito grave pode tirá-lo da posição de titular da Copa América.

Firmino também foi convocado pela primeira vez por Dunga, depois da Copa de 2014. É outro que precisou superar desconfianças até chegar no Liverpool e acumular boas atuações. Foi para a Copa de 2018, mas só recebeu chances saindo do banco de reservas. Em 2019 ele estava fazendo uma boa temporada, mas se lesionou recentemente. Agora terá até 1º de junho para se recuperar de um problema muscular. Se o problema for grave, pode tirá-lo até da Copa América, mas inicialmente é previsto que ele seja  convocado, pois tem ganhado importância no time de Tite.

Fabinho já tinha sido convocado para defender a Seleção em 2015 e 2016, como lateral direito, mas depois passou a jogar como volante e demorou para ser chamado por Tite. Porém, ele participou de 4 amistosos recentemente e tem bons argumentos para a Copa América, afinal é versátil e vive ótima fase no Liverpool. Depois de um começo complicado nos “Reds”, ele se adaptou e virou titular absoluto. Não convocá-lo provavelmente seria um erro de Tite.

Por fim, mas não menos importante, é necessário destacar o jogador que teve mais destaque na semifinal da Liga dos Campeões: Lucas Moura marcou 3 gols contra o Ajax e praticamente garantiu uma vaga na Seleção Brasileira. Muitos pontas do Brasil estão em má fase ou com problemas físicos, como Douglas Costa, Willian, Malcom e Vinicius Junior. Então é provável que Lucas supere a concorrência com eles e seja chamado junto com Neymar, Richarlison, Everton e talvez David Neres. Se Tite deixar Lucas fora, certamente será muito criticado por isso.