Napoli perde chance de ser 1º classificado; Chelsea e Ajax empatam em 4 a 4

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2019 19h24
EFE/EPA/PETER POWELL

O Napoli poderia ter se tornado nesta terça-feira a primeira equipe classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões, mas desperdiçou a oportunidade ao empatar com o Red Bull Salzburg em 1 a 1 no estádio San Paolo, pela quarta rodada, que teve ainda, entre outros jogos, o eletrizante 4 a 4 entre Chelsea e Ajax em Stamford Bridge.

O time italiano iniciou o dia na liderança do grupo E, mas não só adiou a conquista da vaga como também caiu para a segunda posição, com oito pontos, um a menos que o atual campeão Liverpool, que mesmo com equipe mista bateu o Genk por 2 a 1 em Anfield Road. O Salzburg vem em terceiro, com quatro pontos, enquanto o campeão belga é último, com um.

Os ‘Azzurri’ saíram em desvantagem no placar aos 11 minutos do primeiro tempo de partida em Nápoles. Koulibaly derrubou Hwang com um carrinho dentro da área, e a arbitragem marcou pênalti. Haaland, de apenas 19 anos, converteu a cobrança e aumentou a diferença na liderança da artilharia desta Champions, com sete gols. Curiosamente, os sete tentos saíram em apenas 11 finalizações ao longo da competição.

Ainda antes do intervalo, a equipe dirigida por Carlo Ancelotti chegou ao empate com Lozano. Aos 43 minutos, o mexicano recebeu de Insigne, chutou fraco, mas colocado, e superou o goleiro brasileiro Coronel.

O Liverpool poupou jogadores importantes, entre eles o atacante Roberto Firmino, que entrou apenas nos últimos instantes, e sofreu, mas venceu o Genk por 2 a 1 no Anfield Road. Os outros dois brasileiros do elenco, o goleiro Alisson e o volante Fabinho, foram titulares.

O atual campeão dominou durante quase toda a primeira e tapa e abriu o placar aos 13 minutos de bola rolando. Wijnaldum aproveitou bobeira da zaga adversária e, da pequena área, chutou no canto direito alto para balançar a rede.

Ainda antes do intervalo, aos 40, o representante belga empatou com Samatta, que apareceu livre na primeira trave depois de cobrança de escanteio pela esquerda e cabeceou para vencer Alisson. Depois do intervalo, aos sete da etapa final, Oxlade-Chamberlain dominou na área depois de passe de Salah, fez um belo giro e finalizou no cantinho esquerdo para virar.

No grupo H, Ajax, Chelsea e Valencia têm sete pontos cada, enquanto o Lille, que nesta rodada teve os brasileiros Gabriel e Luiz Araújo, soma apenas um e está praticamente eliminado.

O jogo em Londres foi agitado desde o começo, e o tetracampeão continental, com David Neres de titular, fez 1 a 0 como visitante logo aos dois minutos de partida, com gol contra de Abraham. Três minutos depois, o brasileiro naturalizado italiano Jorginho acertou cobrança de pênalti e empatou para o Chelsea, que teve o meia Willian na formação inicial.

Promes desempatou para o Ajax aos 20 minutos, e aos 35, depois de batida de falta de Ziyech, a bola acertou a trave e o rosto do goleiro Kepa, dos ‘Blues’, antes de morrer no fundo da rede, o que aumentou a diferença a favor do campeão holandês. No segundo tempo, aos dez minutos, Van de Beek transformou o placar em goleada.

A reação dos comandados de Frank Lampard começou aos 18, em gol de Azpilicueta. Em seguida, aos 23, dois atletas do Ajax, Veltman e Blind, foram expulsos no mesmo lance, deixando o time de Amsterdã com nove homens.

O Chelsea aproveitou a vantagem numérica e empatou com gols de Jorginho, de novo de pênalti, aos 26, e James, aos 29. Abraham ainda virou aos 34, mas a jogada foi anulada com auxílio do VAR devido a toque de mão.

Por sua vez, o Valencia, do zagueiro Gabriel Paulista, foi para o intervalo perdendo para o Lille por 1 a 0, graças a gol de Osimhen. Entretanto, na segunda etapa, Parejo, Soumaoro (contra), Kondogbia e Ferrán Torres marcaram uma vez cada, e os ‘Ches’ golearam por 4 a 1.

No estádio Signal Iduna Park, a Inter de Milão começou jogando por música e abriu 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, graças a Lautaro Martínez e Vecino, que marcaram bonitos gols. Entretanto, depois do intervalo, os donos da casa viraram com dois de Hakimi e um de Brandt.

Dessa forma, os ‘Aurinegros’ estão em segundo lugar no grupo F, com sete pontos, um a menos que o Barcelona, que mais cedo ficou no 0 a 0 com o Slavia Praga no Camp Nou. A Inter é terceira, com quatro pontos, dois a mais que o time tcheco.

No grupo G, a liderança é do RB Leipzig, que mais cedo surpreendeu o Zenit São Petersburgo com uma vitória por 2 a 0 na Rússia e foi a nove pontos, contra quatro do adversário. O Lyon aparece em segundo, com sete, depois de ter batido o Benfica por 3 a 1 na França. Os ‘Encarnados’ estão em último, com três.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.