Portugal bate Holanda em casa e vence 1ª edição da Liga das Nações

  • 09/06/2019 17h48 - Atualizado em 09/06/2019 17h57
RUI FARINHA/EFE

Portugal conquistou neste domingo (9) o título da primeira edição da Liga das Nações ao vencer a Holanda por 1 a 0 em casa, no Estádio do Dragão, no Porto.

Com Cristiano muito vigiado, quem decidiu para a equipe dirigida pelo técnico Fernando Santos foi Gonçalo Guedes, jogador do Valencia, que balançou a rede no primeiro terço do segundo tempo.

O jogo começou com pressão da seleção anfitriã, que passava a maior parte do tempo no campo de ataque, mas sem finalizar com perigo. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Bruno Fernandes chutou sem muita força, e o goleiro Cillessen segurou.

Bruno Fernandes, que se destacou com a camisa do Sporting, era quem mais incomodava. Aos 29, o meio-campista recebeu de Semedo e encheu o pé, mas Cillessen fez mais uma boa defesa. Aos 36, o camisa 16 tentou mais uma vez, mas foi bloqueado e ficou com o escanteio.

Bem marcado, Cristiano Ronaldo só chutou uma vez a gol nos primeiros 45 minutos. Aos 40, em sua jogada característica, levou da esquerda para o meio e finalizou para outra defesa firme do arqueiro do Barcelona.

Segundo tempo

A Holanda voltou do intervalo se soltando mais e deu trabalho a Rui Patrício aos 11 minutos da segunda etapa. Depay foi ao fundo e tocou para trás, a bola desviou na defesa e tomou o caminho do gol, mas o arqueiro do Wolverhampton mandou para fora.

O momento parecia favorável aos visitantes, ma quem fez 1 a 0 foi Portugal. Aos 15, Gonçalo Guedes trocou passes com Bernardo Silva e chutou da entrada da área. Cillessen até resvalou, mas não evitou que a bola entrasse.

A resposta foi praticamente imediata, dada aos 19, em cabeceio de Depay, mas Rui Patrício espalmou. Em seguida, aos 23, Promes cruzou buscando o próprio Depay, mas Rúben Dias fez corte providencial.

Apesar da pressão da Holanda, a campeã da última Eurocopa não permitia que sua área fosse invadida. De Roon então arriscou de fora, aos 33, e tirou tinta da trave. Bruno Fernandes respondeu um minuto depois na mesma moeda, mas Cillessen pegou em dois tempos.

Nos instantes finais, a Holanda partiu para cima com o zagueiro Van Dijk como centroavante, mas não deu certo. Aos 45, o jogador do Liverpool roubou a bola na direita de ataque, Depay levantou e Luuk De Jong tentou de bicicleta, mas errou. Na sobra, houve o chuveirinho, e Rui Patrício segurou.

Ficha técnica:

Portugal: Rui Patrício; Semedo, José Fonte, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho (Rúben Neves), Danilo Pereira e Bruno Fernandes (João Moutinho); Bernardo Silva, Gonçalo Guedes (Rafa Silva) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Holanda: Cillessen; Dumfries, Van Dijk, De Ligt e Blind; Frenkie De Jong, De Roon (Luuk De Jong) e Wijnaldum; Bergwijn (Van de Beek), Babel (Promes) e Depay. Técnico: Ronald Koeman.

Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso e Juan Carlos Yuste.

Cartão amarelo: Dumfries (Holanda).

Gol: Gonçalo Guedes (Portugal).

Estádio do Dragão, no Porto (Portugal)

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.